Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado do país, volta para a sua 20.ª edição de 5 a 7 de setembro. Entre os nomes confirmados para este ano está o de John Watson, antigo piloto de Fórmula 1. O corredor britânico detém o recorde da maior recuperação de sempre na história da prova, com uma vitória no Grande Prémio de Long Beach de 1983.
Segundo o Museu do Caramulo, que organiza o Motorfestival, John Watson trará “um brilho muito especial” à edição deste ano do evento.
Além de John Watson, também está confirmada a presença de pilotos portugueses como Carlos Palma, Ricardo Megre, Carlos Tavares, Fernando Peres, Nuno Rodrigues da Silva e Edgar Fortes (que vai estar ao volante do Renault 5 GT Turbo com que se sagrou campeão nacional de velocidade em 1985).
A lista inclui ainda Pedro Salvador – que assinala no Motorfestival os seus 30 anos de carreira com uma celebração que vai ser revelada em breve pela organização do evento –, Vítor Pascoal – tetracampeão nacional na categoria GT do Campeonato de Portugal de Montanha – e Nuno Caetano.
Todos eles vão participar na Rampa Histórica Michelin, que conta com cerca de 140 equipas de diversas nacionalidades e constitui uma das principais atrações do Caramulo Motorfestival.
Os automóveis clássicos e de competição que vão andar pelas estradas da serra são alvo de uma “seleção criteriosa” da organização, que privilegia “a raridade e o interesse histórico dos veículos participantes”. Este ano, a Rampa Histórica Michelin conta novamente com as categorias Chronomasters – onde os automóveis pré-guerra e os Fórmula V estarão em grande destaque – e Speedmasters – centrada nos automóveis de turismo que fizeram história nos circuitos nacionais e internacionais.
O Motorfestival também inclui este ano várias comemorações, entre as quais a dos 70 anos do Citroën DS, da Alpine e do Fiat 600, os 50 anos do Portaro (o primeiro todo-o-terreno português), e os 40 anos da primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1, no Autódromo do Estoril.
O evento também vai promover um reencontro com os UMM (antiga marca portuguesa de veículos todo-o-terreno) que participaram no Rally Dakar nas edições de 1982, 1983 e 1984, conduzidos por vários personalidades, e a estreia ao público do primeiro supercarro português, o Adamastor Furia, que vai fazer várias subidas na Rampa Histórica.
Além dos carros, as duas rodas também vão estar novamente em destaque no Motorfestival, com o espaço Bikersville, dedicado ao universo das motos e bicicletas e que volta a receber marcas e clubes, assim como concentrações de motos de competição, antigas, Vespas e Café Racers, entre outras.
O mesmo espaço também vai reunir empresas de customização e comercialização de acessórios, além de artigos alusivos aos veículos de duas rodas. Já a Rampa Histórica vai receber várias motas clássicas que vão subir aquele traçado ao longo do Motorfestival.
O Motorfestival também promete uma programação “abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular” com atividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas de descanso e descontração, e música durante todo o evento no palco da Bikersville, sempre com entrada livre. Este ano, também há um novo palco junto ao Museu do Caramulo, dedicado aos lançamentos que ocorrerão durante o evento.
A Motorlândia, que vai ficar no Pavilhão Municipal do Caramulo, conta com uma pista júnior, uma pista de karts eléctricos, uma pista de slot cars com corridas para todas as escalas e idades, e uma nova escultura dedicada ao universo da Fórmula 1.
Os aviões clássicos também vão voltar a sobrevoar o Caramulo no Air Show, que conta com modelos históricos pilotados por aviadores em voos de demonstração ou de acrobacia.
A organização lança ainda o repto aos visitantes para participarem com o seu carro clássico e irem “vestidos à época”, com adereços e vestuário do antigamente. Todos os que se apresentarem assim vestidos estarão habilitados a ganhar prémios oferecidos pela organização. As inscrições estão abertas no site do Motorfestival.
No próprio Museu do Caramulo, o Motorfestival vai coincidir com as exposições “The Fittipaldi Collection”, que leva o acervo do bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, e “A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores”, que reúne um conjunto de veículos e artefactos numa experiência imersiva sem precedentes em Portugal sobre o conflito que terminou há 80 anos.