Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Largo da Feira Quinzenal de Cinfães vai receber, de 20 a 24 de julho, a nova edição da ExpoMontemuro, que volta após um período de ausência motivado pela pandemia.
Segundo os organizadores, o evento conta com cinco dias de animação, concertos, tasquinhas, restaurantes, produtos endógenos e a participação de dezenas de expositores com o objetivo de promover a economia local.
O cartaz musical apresenta nomes como Augusto Canário & Amigos (com atuação marcada para dia 20), André Sardet (dia 21), Miguel Araújo (dia 22), Carolina Deslandes (dia 23) e Tiago Cardoso (dia 24), além de grupos locais.
A agenda também prevê concertos das orquestras “Os Finfas de Nespereira” (dia 20), “De Quinhão” (dia 21), “Contradança” (dia 22), “Montemuro” (dia 23) e Tradicional de Vilar de Arca (dia 24), dos ranchos de S. Martinho de Fornelo e S. Cristóvão de Nogueira e do DJ Bl3sk (dia 23) e também do Rancho Folclórico de Nespereira e da Associação Cantas e Cramóis (dia 24).
A autarquia de Cinfães sublinha que a ExpoMontemuro voltará a ser uma “mostra da vitalidade económica do concelho, sendo uma fonte de oportunidades para os produtores, as empresas e restaurantes presentes”.
Os participantes irão promover a gastronomia, os vinhos verdes, o fumeiro, a doçaria, as compotas, o artesanato, a indústria, a agricultura, a pecuária, o turismo e os desportos de natureza da região, acrescenta a Câmara. A abertura do evento está agendada para as 18h00 do dia 20.
No dia 23, ainda no âmbito da ExpoMontemuro, a Câmara vai entregar apoios a 311 criadores da raça arouquesa no valor global de 46.750 euros. Os apoios resultam do nascimento de 807 animais no concelho durante o ano passado, “aos quais se juntam mais 64 animais que atingiram os 18 meses”, apontou o município.
Na cerimónia que decorrerá no Auditório Municipal, os produtores de bovinos de raça arouquesa vão receber 50 euros por cada cria que nasceu e foi registada no Município, com uma majoração de 100 euros por cada novilha que atingiu os 18 meses e é destinada à reprodução.
No último dia, está prevista a realização do Concurso da Raça Arouquesa e do Desfile Etnográfico, entre outras iniciativas.