academico scp b
friojpg
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Penedono » Castelo de Penedono alvo de obras de requalificação

Castelo de Penedono alvo de obras de requalificação

 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid
30.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid
30.03.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Castelo de Penedono alvo de obras de requalificação

O Castelo de Penedono está a ser alvo de obras de reabilitação. O monumento é considerado o principal ex-libris do concelho e é classificado como Monumento Nacional.

A intervenção promovida pela autarquia local pretende reparar algumas das fragilidades estruturais encontradas no Castelo. A obra conta com um investimento de 700 mil euros.

A presidente da Câmara de Penedono, Cristina Ferreira, diz em declarações ao Jornal do Centro que era necessário consolidar a estrutura exterior e interior do Castelo, uma intervenção que está a ser acompanhada pela Direção Regional de Cultura do Norte. O objetivo é “reabilitar e consolidar estrutural e geotecnicamente o Castelo”.

“A Câmara está a promover a reabilitação e consolidação estrutural do Castelo de Penedono, que é monumento nacional e o nosso ex-libris cultural e turístico, não só do concelho como da região. Portanto, é muito importante para nós a requalificação deste monumento, se queremos divulgar e promover o turismo do nosso concelho”, afirma.

A autarca esclarece que o Castelo “não é propriedade da Câmara Municipal” e explica que a obra está a ser acompanhada também por uma arqueóloga “que foi contratada para acompanhar” os trabalhos.

Cristina Ferreira explicou que a obra pretende resolver “algumas fragilidades que já existem e foram detetadas” no Castelo. “Estamos a antever que, a médio e longo prazo, algo possa eventualmente acontecer e, como é um monumento que tem muita importância, estamos a fazer esta obra que vai levar o seu tempo”, admite.

Com a realização das obras, reconhece a presidente do município, quem visitar Penedono não vai poder visitar o Castelo. Mas Cristina Ferreira espera que as obras fiquem concluídas a tempo da Feira Medieval de Penedono já tem datas para a edição deste ano.

“A própria fachada exterior tem andaimes, mas esperamos que, na Feira Medieval no primeiro fim de semana de julho, já não os terá e já se pode tirar fotografias”, remata.

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid

Outras notícias

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid

Notícias relacionadas

Procurar