A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
As cerimónias fúnebres em honra do militar da GNR que morreu na sequência de um acidente de avião no rio Douro realizam-se esta segunda-feira (2 de agosto) em Castro Daire. O funeral está marcado para as 16h00 e vai contar com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Tiago Pereira, de 29 anos, foi o último militar a ser encontrado pelas autoridades na tarde de sábado (31 de agosto). O corpo do guarda da GNR foi localizado pelos mergulhadores da Marinha Portuguesa, tendo sido retirado da água até ao cais de uma unidade hoteleira, onde foi declarado o óbito pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM.
O militar era o mais novo de cinco operacionais que integravam a equipa da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) que seguia no helicóptero que se despenhou no rio Douro, em Cambres, no concelho de Lamego. Esta equipa atuava a partir do Centro de Meios Aéreos de Armamar e regressava à base depois de mobilizada para um incêndio em Baião. O piloto foi o único sobrevivente desta tragédia, considerada a mais grave a envolver meios da proteção civil.
Nas operações de busca, que decorrem na sexta-feira e sábado, estiveram empenhados cerca de 315 operacionais, 69 viaturas e 20 embarcações, de várias entidades.
Tiago Pereira era natural de Castro Daire e além de militar GNR era atleta de futsal, onde representava o Lamelas. O clube deixou uma mensagem nas redes sociais onde destacou o “momento difícil, de tristeza e luto” pela perda do atleta e sócio.
“Caros sócios, simpatizantes e amigos, é com profunda tristeza que informamos o falecimento do nosso atleta e sócio Tiago Pereira. Neste momento difícil, de tristeza e luto, desejamos que haja paz, conforto, coragem e amor. A toda a família enlutada enviamos um forte abraço de conforto”, pode ler-se.
A Câmara Municipal de Castro Daire também deixou uma mensagem de homenagem e chegou a decretar dois dias de luto municipal que terminaram este domingo.
“Toda a nossa solidariedade e orações continuam com família enlutada neste momento de profunda tristeza e dor. O Município de Castro Daire expressa os mais sentidos pêsames às famílias de todas as vítimas”, referia uma nova da autarquia.
Na sexta-feira já tinham sido localizados os corpos dos outros quatro militares da UEPC que seguiam no helicóptero que caiu ao rio Douro. Os funerais de António Pinto, Pedro Santos, Daniel Pereira (Lamego) e Fábio Pereira (Moimenta da Beira) aconteceram este domingo.