seminarioMaior
ip3 2
image
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Tabuaço » Censos 2021: Tabuaço perdeu 20 por cento da população

Censos 2021: Tabuaço perdeu 20 por cento da população

 Apresentação do livro “Viseu Personalidades” de Alberto Correia no Museu Nacional Grão Vasco
24.11.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Apresentação do livro “Viseu Personalidades” de Alberto Correia no Museu Nacional Grão Vasco
24.11.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Censos 2021: Tabuaço perdeu 20 por cento da população

Tabuaço foi o concelho da região de Viseu que mais perdeu habitantes em dez anos, de acordo com os resultados definitivos dos Censos 2021.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), Tabuaço sofreu uma quebra de 20,72 por cento na população, o que significa que mais de 1.300 pessoas deixaram de viver no município do norte do distrito entre 2011 e 2021.

No ano passado, Tabuaço tinha um total de 5.034 habitantes, dos quais 2.659 mulheres e 2.375 homens. Em 2011, moravam no município 6.350 pessoas, tendo-se registado uma quebra populacional de 1.316 habitantes.

Tabuaço foi também o concelho que sofreu a maior perda de população em toda a região do Douro e o segundo do país. O pior município a nível nacional foi Barrancos, no Alentejo, que teve uma quebra de 21,6%.

Os dados dos Censos confirmam ainda que a localidade de Paradela e Granjinha, também no concelho de Tabuaço, sofreu a maior quebra de população entre todas as freguesias do distrito de Viseu, na ordem dos 45%.

Em Paradela e Granjinha vivem 99 moradores. Em 2011, antes da agregação das freguesias, Paradela tinha 123 habitantes e Granjinha 57, num total de 180 pessoas. Com estes números, a freguesia perdeu cerca de metade da sua população. Segue-se Longa, que teve uma descida de 43,51% passando dos 370 para os 209 habitantes.

No ano passado, , localidades que perderam muita população ao longo do tempo com o êxodo rural e a desertificação do interior.

Segundo o INE, o distrito de Viseu perdeu 26.361 habitantes entre 2011 e 2021, resultando numa quebra de cerca de sete por cento. A região tem uma população total de 351.292 pessoas.

O Instituto Nacional de Estatística concluiu que o desequilíbrio na distribuição da população pelo território português acentuou-se nestes dez anos, com perda de habitantes no interior e a concentração em torno de Lisboa e do Algarve.

A densidade populacional do país é de 112,2 habitantes por quilómetro quadrado, mas acentuaram-se “os desequilíbrios na distribuição da população pelo território”, com “um notório contraste entre os municípios localizados na faixa litoral do continente e os localizados no interior”, destaca o INE.

Os resultados definitivos dos Censos de 2021 mantêm a tendência já revelada no ano passado aquando da divulgação dos dados preliminares.

pub
 Apresentação do livro “Viseu Personalidades” de Alberto Correia no Museu Nacional Grão Vasco

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Apresentação do livro “Viseu Personalidades” de Alberto Correia no Museu Nacional Grão Vasco

Notícias relacionadas

Procurar