Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Centro de Saúde de Mortágua vai ter mais dois médicos de família. A colocação foi formalizada na passada sexta-feira (6 de setembro) em Coimbra, onde foram assinados os contratos que permitem a entrada dos novos médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar na unidade de saúde.
O presidente da Câmara de Mortágua, Ricardo Pardal, adiantou que as duas contratações vão permitir que “mais 3.400 utentes do concelho tenham médico de família” e que há ainda a possibilidade da colocação de “mais um médico a curto prazo”.
“Ainda ficaremos com 1.100 utentes sem médico de família, mas é um aumento significativo da população abrangida e um contributo para minorar os constrangimentos existentes que penalizavam sobretudo os mais idosos e os que têm menos recursos económicos”, reconheceu o autarca.
Além de Mortágua, também os concelhos de Penacova, Tábua e Oliveira do Hospital tiveram reforços nas equipas médicas. Ricardo Pardal destacou a colaboração entre os municípios, a Unidade Local de Saúde de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra para cumprir esse objetivo.
“A Saúde é um serviço essencial que tem de ser garantido a todos e só o Serviço Nacional de Saúde garante essa universalidade”, disse o autarca de Mortágua, que também defendeu o trabalho do seu executivo no reforço do acesso e na melhoria da prestação dos cuidados de saúde primários à população do concelho.
Depois da descentralização de competências, a Câmara de Mortágua é atualmente responsável pela manutenção das instalações e dos equipamentos não-médicos e pela contratação de assistentes operacionais no Centro de Saúde. A colocação de médicos, enfermeiros e assistentes técnicos continua nas mãos da tutela.