fogo nelas rescaldo
261022185704d70c6bcc902ab2a2e0b93e11fbbd03b59fe3cfb6
ip3 4
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Ciclo de maio do Cine Clube Viseu com filme de Laura Carreira sobre a emigração portuguesa

Ciclo de maio do Cine Clube Viseu com filme de Laura Carreira sobre a emigração portuguesa

"On Falling", de Laura Carreira, é apresentado dia 29 de maio. Esta quinta-feira, dia 8, o Cine Clube de Viseu apresenta "Um Quarto na Cidade", de Jacques Demy

Diogo Paredes | diogo.paredes@jornaldocentro.pt
 Ciclo de maio do Cine Clube Viseu com filme de Laura Carreira sobre a emigração portuguesa - Jornal do Centro
05.05.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ciclo de maio do Cine Clube Viseu com filme de Laura Carreira sobre a emigração portuguesa - Jornal do Centro
05.05.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ciclo de maio do Cine Clube Viseu com filme de Laura Carreira sobre a emigração portuguesa - Jornal do Centro

Um clássico dos anos 1980 e três filmes da nossa década são os escolhidos pelo Cine Clube de Viseu para serem exibidos no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude. Começando com Jacques Demy, o ciclo de maio, ainda numa temática “Fora de Série”, termina com uma realizadora portuguesa.

Esta quinta-feira (8 de maio), “Um Quarto na Cidade”, de 1982, vai dar a conhecer um clássico “em cantando”, como explica o Cine Clube de Viseu, contado à maneira de “Os Chapéus de Chuva de Cherburgo” e de “As Donzelas de Rochefort”. No caso de “Um Quarto na Cidade”, a narrativa desenrola-se em Nantes, em 1955, altura em que, após uma greve de operários navais, um trabalhador acaba por se apaixonar por uma mulher casada. Esta escolha vai desencadear toda uma série de tragédias.

Já no dia 15 de maio, é a vez de o realizador mexicano Michel Franco ter uma longa-metragem no IPDJ, no caso o filme “Crepúsculo”, de 2021. O filme narra a história de uma família abastada que, a passar férias em Acapulco, é obrigada a antecipar o regresso a casa. A perturbação das férias em família desperta tensões entre os pais, Alice e Neil – interpretados por Charlotte Gainsbourg e Tim Roth. A longa-metragem de Michel Franco foi nomeada ao Leão de Ouro em Veneza, no mesmo ano.

“Brincar com o Fogo”, de Muriel Coulin e Delphine Coulin, é apresentado no auditório do IPDJ no dia 22 de maio, dando a conhecer o filme que conquistou o prémio de Melhor Ator no Festival de Veneza de 2024. Neste filme, Pierre, um pai que se vê a criar os filhos sozinho e já na casa dos 50 anos, tem de lidar com Louis, o filho mais novo que é um excelente aluno, assim como Fus, que, à deriva e sem rumo, acaba por ser atraído para a extrema-direita. Fascinado pela violência e pela luta de poder, Fus acaba por ser tentado por grupos de ideologia oposta aos valores que o pai defende.

O mês de maio termina com “On Falling”, filme português de Laura Carreira que aborda a solidão dos cidadãos do século XXI. Esta longa-metragem segue Aurora, uma emigrante portuguesa que trabalha como preparadora e repartidora de encomendas num centro de distribuição na Escócia. Entre a repetição do trabalho e a solidão do seu apartamento partilhado, Aurora tenta resistir tanto à solidão como a alienação que a rodeiam e que ameaçam a sua identidade. O filme, de 2024, ganhou o prémio de Melhor Realizadora no Festival de San Sebastian do ano passado.

Este mês, o Cine Clube de Viseu entra na terceira fase do projeto “Pequeno Cinema”. Neste projeto, em que cada edição tem a duração de um ano letivo, o Cine Clube promove várias oficinas com 30 turmas de Jardim de Infância e Primeiro Ciclo, educando os mais novos para o cinema e o mundo audiovisual.

pub
 Ciclo de maio do Cine Clube Viseu com filme de Laura Carreira sobre a emigração portuguesa - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Ciclo de maio do Cine Clube Viseu com filme de Laura Carreira sobre a emigração portuguesa - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar