Screenshot
peça teatro gémeos
image
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » CIM Viseu Dão Lafões lidera projeto de combate à produção excessiva de resíduos urbanos

CIM Viseu Dão Lafões lidera projeto de combate à produção excessiva de resíduos urbanos

Comunidade intermunicipal recebeu esta terça e quarta-feira a quarta reunião inter-regional do projeto europeu StopWaste, que junta parceiros de Portugal, Países Baixos, Lituânia e Roménia

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
27.02.25
fotografia: CIM Viseu Dão Lafões
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
27.02.25
Fotografia: CIM Viseu Dão Lafões
pub
 CIM Viseu Dão Lafões lidera projeto de combate à produção excessiva de resíduos urbanos

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões recebeu esta terça e quarta-feira (25 e 26 de fevereiro) a quarta reunião inter-regional do projeto europeu StopWaste, liderado pela CIM e que reúne parceiros de Portugal, Países Baixos, Lituânia e Roménia no combate à produção excessiva de resíduos urbanos.

O encontro contou com a presença de especialistas, decisores políticos e parceiros do projeto, que participaram em apresentações estratégicas, workshops e visitas técnicas.

No primeiro dia, a sessão de abertura na Casa do Adro, em Viseu, foi presidida pelo presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, e contou com a apresentação do ponto de situação do projeto StopWaste e uma intervenção da vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Alexandra Rodrigues, que apresentou o projeto Centro Green Deal.

Já a CIM Viseu Dão Lafões destacou várias iniciativas que decorrem na região, como o projeto “Recolha Bio”, para recolha seletiva de biorresíduos, e os programas “Comer Bem, Crescer Feliz”, “Cantinas Verdes” e “Fruta nas Escolas – Compras Públicas”.

Já as professoras Elisabete Silva e Isabel Brás, do Instituto Politécnico de Viseu, partilharam o modelo de gestão de resíduos da instituição de ensino superior e os resultados de um inquérito realizado em colaboração com a Associação do Planalto Beirão. A especialista lituana Jolanta Dvarioniene falou sobre a cultura do desperdício. O dia terminou com uma reunião técnica da parceria.

O segundo dia foi dedicado a visitas técnicas em Tondela, onde os participantes conheceram três casos de sucesso na gestão de resíduos: a Associação do Planalto Beirão, onde a comitiva liderada pelosecretário executivo da CIM, Nuno Martinho, foi recebida pela autarca de Tondela, Carla Antunes Borges, pelo presidente do Planalto Beirão, Leonel Gouveia, e pelo secretário executivo da associação, José Portela.

Também foram visitadas as empresas Interecycling, que se dedica à reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétrico e Eletrónicos, e Nutrofertil, especializada na valorização de resíduos orgânicos.

As visitas técnicas permitiram, explica a CIM Viseu Dão Lafões, “uma troca de experiências sobre soluções inovadoras e sustentáveis para a economia circular, incentivando a implementação de boas práticas que possam ser replicadas noutras regiões da Europa”.

O presidente da comunidade intermunicipal, Fernando Ruas, diz que o encontro inter-regional demonstrou que a experiência do StopWaste “é um exemplo claro de que, ao trabalhar juntos, podemos promover soluções de gestão de resíduos cada vez mais eficazes, sustentáveis e adaptadas à realidade local”.

“Este é um caminho que, paulatinamente, a CIM Viseu Dão Lafões tem vindo a trilhar, reforçando o seu compromisso com a transição energética e a economia circular, em benefício das nossas populações e do ambiente”, acrescenta o responsável.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar