Weathered stone chapel with arched doorway and red-tiled roof, in a sunny courtyard.
Panel discussion at a charity/event inside a fire station, with a red fire truck behind and banners on the table centerpiece.
Viseu 2001 1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » CIM Viseu Dão Lafões quer implementar unidades móveis de saúde elétricas

CIM Viseu Dão Lafões quer implementar unidades móveis de saúde elétricas

Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
05.05.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
05.05.21
Fotografia: Jornal do Centro
Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 CIM Viseu Dão Lafões quer implementar unidades móveis de saúde elétricas

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões fez uma candidatura, no valor de cerca de meio milhão de euros, para a colocação de 12 unidades móveis de saúde elétricas na região.

“Desenvolvida no âmbito do projeto de implementação de Unidades Móveis de Saúde na Região Viseu Dão Lafões, esta candidatura, com um valor global de aproximadamente meio milhão de euros, prevê a aquisição de doze viaturas ligeiras adaptadas a unidades móveis de prestação de cuidados de saúde às populações”, explica a CIM em comunicado.

O objetivo desta candidatura submetida ao Programa Operacional Centro 2020 é o de permitir à população dos 14 concelhos abrangidos pela CIM Viseu Dão Lafões “beneficiar de serviços de saúde de proximidade”.

Este projeto intermunicipal conta com a parceria da Administração Regional de Saúde do Centro e enquadra-se na Estratégia Nacional e Regional para o Desenvolvimento dos Cuidados de Saúde Primários.

“Visa promover a prestação de cuidados de saúde domiciliários a pessoas em situação de dependência funcional, doença crónica ou em processo de convalescença, cuja situação não permita a deslocação de forma autónoma”, explica.

Tendo em conta as questões ambientais e com o objetivo de “contribuir para a redução da pegada de carbono no território”, “as 12 Unidades Móveis de Saúde serão elétricas”.

“Esta aposta da CIM será uma mais-valia para o território, na medida em que irá aproximar os cuidados de saúde primários a todos os cidadãos, garantindo que as populações, independentemente da sua latitude geográfica ou dificuldades ao nível da mobilidade, tenham acesso pleno a serviços de saúde de qualidade e de proximidade”, defende o presidente da CIM, Rogério Abrantes.

O responsável entende que com esta iniciativa a comunidade intermunicipal está a “reforçar os serviços de saúde domiciliários e de apoio social, numa lógica de maior proximidade e qualidade”.

Um apoio que Rogério Abrantes destaca “sobretudo junto da população mais idosa, que, deste modo, poderá deixar de recorrer com tanta frequência aos Centros de Saúde, para atos médicos simples e de rotina”.

pub
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Notícias relacionadas

Procurar