Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
cd tondela 10 janeiro cristiano bacci
bombeiros50
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Sernancelhe » Cinco palcos, cinco momentos culturais no centro histórico de Sernancelhe

Cinco palcos, cinco momentos culturais no centro histórico de Sernancelhe

 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo
06.07.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo
06.07.22
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Cinco palcos, cinco momentos culturais no centro histórico de Sernancelhe

O centro histórico de Sernancelhe recebe, este fim de semana, o festival Ser+Cultura. O evento vai contar com cinco palcos para diferentes iniciativas culturais num projeto da Câmara Municipal para dinamizar e revitalizar o espaço, disse o vereador da Cultura na autarquia.

“Este evento contempla cinco palcos onde as pessoas podem optar por um estilo musical, uma performance artística, um momento literário, porque os palcos funcionam em simultâneo e as pessoas vão circulando e vão optando”, detalhou Armando Mateus.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Sernancelhe referiu à agência Lusa que o projeto “Ser+Cultura” nasceu em 2015, porque “havia a necessidade de criar dinamismo” no centro histórico da vila.

“Tem o propósito de revitalizar e dinamizar a nossa zona histórica que tem imenso património edificado classificado, com algum comércio que estava em decadência e uma área populacional diminuída”, salientou.

Após a primeira edição, “e até agora, é um espaço que foi, quase na totalidade, recuperado, tanto a parte particular como a pública, surgiram novos espaços comerciais, muito ligados à restauração, à cafetaria e outros ao turismo”, sublinhou.

Para Armando Mateus, este projeto cultural “deu força e capacidade à zona histórica de se revitalizar” e, todos os anos, “mesmo durante a pandemia fizeram-se exposições ao ar livre”.

Em “vários espaços artísticos”, haverá “música, dança, teatro, exposições”, designadamente de escultura, “literatura, desporto, gastronomia, uma série de momentos culturais distribuídos por diferentes zonas e onde é possível degustar de alguma gastronomia”, enumerou.

Sem querer destacar nomes de artistas, Armando Mateus realçou que “todos os participantes”, este ano, “são residentes, oriundos ou com algum tipo de ligação” a Sernancelhe, porque “há muitas pessoas com valor artístico” no concelho.

O responsável adiantou que, ao longo do fim de semana, no interior da Biblioteca Municipal, decorre igualmente a feira do livro e que estarão abertos “outros espaços que costumam estar encerrados, mas que gentilmente são cedidos à autarquia” neste período.

A título de exemplo, o vereador falou “num lagar particular que poderá ser visitado, enquanto lagar de vinho tradicional”, mas onde também poderá haver “uma instalação artística” criada para este fim de semana.

“Há toda uma parceria” e, “o mais interessante e compensatório, é termos conseguido ao longo dos anos revitalizar e dinamizar este centro histórico” de Sernancelhe, salientou o vereador.

De 8 a 10 de julho, o centro histórico fica “proibido à circulação automóvel, para que as pessoas possam circular livremente”, indicou o autarca, sugerindo que as pessoas deixem “as viaturas estacionadas nos parques da vila e aproveitarem o comboio turístico” para o centro.

pub
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo

Notícias relacionadas

Procurar