bombeiros carro sapadores de viseu
mau tempo
Chaves Ministro Miguel Pinto Luz inicia roteiro Ver para Fazer
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vila nova tazem vinho uvas
Oliveiras - Quinta do Malhô
Tony-Carreirajpg
Home » Notícias » Cultura » Cine Clube de Viseu apresenta cinema asiático em março

Cine Clube de Viseu apresenta cinema asiático em março

Ciclo de Cinema Asiático apresenta propostas de Abbas Kiarostami, Mohammad Rasoulof, Satyajit Ray, Ilya Povolotsky e Hiroshi Shimizu no auditório do IPDJ

 Cine Clube de Viseu apresenta cinema asiático em março
17.02.25
fotografia: Cine Clube de Viseu
partilhar
 Cine Clube de Viseu apresenta cinema asiático em março
17.02.25
Fotografia: Cine Clube de Viseu
pub
 Cine Clube de Viseu apresenta cinema asiático em março

O Cine Clube de Viseu organiza a partir do final de fevereiro e durante o mês de março o seu Ciclo de Cinema Asiático com propostas cinematográficas assinadas pelos realizadores Abbas Kiarostami, Mohammad Rasoulof, Satyajit Ray, Ilya Povolotsky e Hiroshi Shimizu.

Os filmes exibidos expõem “o mundo cambiante das últimas décadas, do universo cintilante da infância à civilização mercantil, das prisões da abundância às armadilhas autoritárias” e demonstram “provas de genialidade irrefutáveis”, apesar da “(ainda) discreta nos circuitos mainstream de cinema”, refere o Cine Clube.

A 27 de fevereiro, o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) – local onde decorrem as sessões do Cine Clube – exibe “Trabalhos de Casa” de Abbas Kiarostami, um filme centrado no sistema educativo do Irão. Nesta película, vários alunos daquele país são entrevistados na escola e falam sobre o excesso de trabalhos de casa e os castigos.

No dia 6 de março, o Cine Clube apresenta “A Semente do Figo Sagrado” de Mohammad Rasoulof. O filme, nomeado para o Óscar de Melhor Filme Internacional e vencedor de prémios no Festival de Cannes, é descrito como uma fábula sobre o sistema jurídico iraniano e retrata a luta doméstica de um pai funcionário público contra as suas filhas revoltadas.

A 13 de março, é exibido “O Salão de Música” de Satyajit Ray, que conta a história de um aristocrata decadente e sem descendência por causa da morte do filho que gasta a sua fortuna a organizar espetáculos musicais em sua casa. Arruinado e com o banco a recusar conceder-lhe mais crédito, ele prepara uma última noite, a mais exuberante e opulenta de todas.

No dia 20 de março, chega a Viseu o filme russo “Graça”, uma realização de Ilya Povolotsky. Um “road movie” de produção independente, a película relata a história de um pai e uma filha que operam uma carrinha de cinema ambulante e foi filmada nas aldeias e montanhas do interior russo.

O Ciclo de Cinema Asiático encerra no dia 27 de março, com “Imagem de uma Mãe” do cineasta japonês Hiroshi Shimizu.

As sessões têm lugar às quintas-feiras a partir das 21h00 no auditório do IPDJ, no Fontelo.

pub
 Cine Clube de Viseu apresenta cinema asiático em março

Outras notícias

pub
 Cine Clube de Viseu apresenta cinema asiático em março

Notícias relacionadas

Procurar