Weathered stone chapel with arched doorway and red-tiled roof, in a sunny courtyard.
Panel discussion at a charity/event inside a fire station, with a red fire truck behind and banners on the table centerpiece.
Viseu 2001 1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Concelho » Cinfães » Cinfães acolhe Laboratório de Democracia Local para dar voz às comunidades de montanha

Cinfães acolhe Laboratório de Democracia Local para dar voz às comunidades de montanha

Iniciativa europeia reúne cidadãos, jovens e organizações locais para refletir sobre os desafios da participação democrática e construir soluções para territórios mais inclusivos e sustentáveis

 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
08.06.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
08.06.26
Fotografia: Jornal do Centro
Public safety poster featuring a man in a plaid shirt; text reads 'A PREVENÇÃO COMEÇA EM SI. SAIBA COMO SE PROTEGER DOS INCÊNDIOS' with logos at the bottom.
pub
 Cinfães acolhe Laboratório de Democracia Local para dar voz às comunidades de montanha

Cinfães recebe a 27 de junho, na Biblioteca Municipal, o Laboratório de Democracia Local – Vozes da Montanha, uma iniciativa integrada no projeto europeu MOVES – Voices of the Mountains for Participatory and Sustainable Democracy.

Promovido pela Casa d’Abóbora, o evento pretende reunir cidadãos, jovens, representantes de organizações da sociedade civil e agentes locais para refletir sobre os desafios e oportunidades da participação democrática nos territórios de montanha. O objetivo passa por fomentar o diálogo, a partilha de experiências e a construção colaborativa de soluções para responder às necessidades das comunidades locais.

Ao longo da manhã, os participantes terão oportunidade de integrar diversas atividades participativas, incluindo debates dinâmicos, mapeamento de desafios e oportunidades do território, conversas abertas sobre participação cívica e confiança nas instituições, bem como momentos de trabalho conjunto para o desenvolvimento de propostas destinadas a reforçar a democracia local.

A iniciativa enquadra-se no programa europeu Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV), da União Europeia, e procura promover o envolvimento cívico e a participação democrática das comunidades, com especial enfoque nos territórios de montanha e em grupos tradicionalmente sub-representados nos processos de decisão.

O projeto MOVES é desenvolvido por um consórcio internacional liderado pela Casa d’Abóbora, em parceria com a ANCI Lazio – Associação Nacional dos Municípios Italianos do Lazio (Itália), a People in Focus (Albânia) e a House of Europe – Shtëpia e Europës (Albânia). Através da cooperação entre diferentes países europeus, o projeto pretende reforçar a participação cidadã, promover a inclusão social e contribuir para uma governação mais próxima, transparente e participativa.

A realização deste Laboratório de Democracia Local em Cinfães representa uma oportunidade para que os cidadãos contribuam ativamente para o futuro dos seus territórios, identificando prioridades, partilhando preocupações e propondo soluções que promovam comunidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis.

A participação é aberta à comunidade, reforçando a importância do envolvimento dos cidadãos na construção de uma democracia mais participativa e próxima das realidades locais.

pub
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Notícias relacionadas

Procurar