A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Cinfães vai construir um observatório da natureza na freguesia de Nespereira e também um parque botânico e fluvial dedicado ao rio Paiva.
Ambos os projetos já foram lançados a concurso. O parque botânico e fluvial temático do rio Paiva vai ser construído no lugar da Lagoa, também conhecido como Eirinhas.
Esta obra vai contemplar a construção de um edifício de apoio ao parque com bar, instalações sanitárias, arrumos e um terraço para observação de aves e contemplação da natureza, bem como a criação de uma rede de percursos equipados com mobiliário urbano, parque de estacionamento e infraestruturas de apoio como saneamento, água, iluminação e telecomunicações.
Serão ainda colocados abrigos para aves e comedouros. Para o parque, serão implementadas e identificadas várias espécies de fauna e flora e criados jogos de natureza.
Já em Nespereira, será construído um miradouro de 360 graus em material metálico com uma panorâmica para o vale do Douro, as serras do Marão e da Estrela e a cidade do Porto. Também será construído um outro miradouro, duplo, com uma vista sobre o Douro.
“No local existe uma capela e um santuário formado por rochas que serão mantidos e enquadrados no projeto que contempla ainda a execução de um parque de merendas, casas de banho, espaço para arrumos, colocação de mobiliário urbano diverso e a construção da rede de drenagem de águas pluviais”, explica em nota a autarquia de Cinfães.
A Câmara acredita que os novos miradouros “serão promotores de uma maior dinâmica turística, a criação destes observatórios enquadra-se na estratégia de promoção da serra de Montemuro”.