A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Cinfães reeditou o Cancioneiro de Cinfães, de Vergílio Pereira, e vai apresenta-lo neste domingo (24 de abril), no Auditório Municipal, a partir das 15h00. A cerimónia será aberta ao público.
A apresentação estará a cargo do maestro Pereira Pinto, com a presença do Coral Etnográfico de Cinfães e dos ranchos folclóricos do concelho.
O Cancioneiro de Cinfães foi editado, pela primeira vez, em 1950 e resultou da “colheita, registo e estudo do etnomusicólogo Vergílio Pereira, a pedido da Junta de Província do Douro Litoral – Comissão Provincial de Etnografia e História”, recorda a Câmara.
O livro tem quase 600 páginas com os elementos folclóricos musicais e algumas notas da história e da etnografia de Cinfães.
“É o mais importante acervo da cultura cinfanense e reúne 301 modas populares, a maioria eternizadas pelos grupos de folclore do concelho, pelo Coral Etnográfico de Cinfães, pelas Bandas de Marciais e grupos musicais”, frisa a autarquia.
Vergílio Pereira foi um maestro, compositor e etnógrafo musical, que fez recolhas por transcrição musical e sons, que permanecem inéditos. Da sua obra, destacam-se os levantamentos musicais que realizou nos concelhos de Arouca, Resende e Cinfães.