resende
IP3
câmara resende
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Comandante de Oliveira de Frades integra nova direção da Liga dos Bombeiros

Comandante de Oliveira de Frades integra nova direção da Liga dos Bombeiros

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
05.11.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
05.11.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Comandante de Oliveira de Frades integra nova direção da Liga dos Bombeiros

O comandante dos Bombeiros de Oliveira de Frades, Fernando Farreca, faz parte dos novos órgãos sociais da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Fernando Farreca vai representar o distrito de Viseu na estrutura executiva da instituição, que recentemente elegeu António Nunes como o novo presidente.

Em declarações ao Jornal do Centro, Fernando Farreca garante que a nova direção da Liga irá fazer “um trabalho árduo em prol dos bombeiros”.

O comandante de Oliveira de Frades não esconde que o setor bombeiro está debilitado “até pela entrada em cena de outras estruturas”, mas assegura que o principal objetivo passa por “voltar a trazer os bombeiros para o grande pilar da Proteção Civil e do socorro”.

“Queremos que o socorro seja dos bombeiros e que o ‘security’ (segurança) seja dos polícias. Queremos estar cá para dignificar os bombeiros”, acrescenta.

Entre as prioridades da nova direção, acrescenta Fernando Farreca, estão as carreiras profissionais e o reforço do financiamento para as associações humanitárias “pois passam por problemas graves”. Os problemas relacionados com o voluntariado também estão entre as preocupações da Liga.

“Queremos inverter este ciclo e queremos afirmar uma Liga moderna, transparente e capaz de honrar os 650 anos de história dos bombeiros portugueses”, afirma o novo dirigente.

Outra das prioridades passa por defender a criação de um comando nacional para todos os bombeiros do país, revela Fernando Farreca. “Somos a única força no terreno que não tem um comando nacional e nós queremos ter isso e uma hierarquização completa das estruturas”, finca.

O comandante de Oliveira de Frades acrescenta que a nova direção da Liga também irá reivindicar uma nova lei de financiamento dos corpos de bombeiros, mas não só.

“Queremos rever o Fundo Social do Bombeiro e os seguros para os bombeiros, que têm de ter seguros mais fortes e robustos e que, em caso de acidente, deem condições aos familiares e aos próprios bombeiros para que possam viver com dignidade caso tenham incapacidades”, remata.

Do distrito de Viseu, além de Fernando Farreca, integra também a nova Liga de Bombeiros o comandante dos Bombeiros de Lamego, João Nuno Carvalho.

António Nunes, antigo inspetor-geral da ASAE, foi eleito como o novo líder da associação com mais de 60 por cento dos votos ou 416 votos contra a lista opositora liderada por António Carvalho, que teve 249 votos.

Os novos órgãos sociais da Liga dos Bombeiros tomam posse a 8 de janeiro do próximo ano.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar