A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
A Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ realizou este fim de semana o XI Capítulo da Confraria, uma iniciava que entronizou vários confrades e confrarias, nos Claustros da Sé Catedral de Viseu.
Durante a iniciativa, foram entronizados 41 novos Confrades Cavaleiros, 10 Confrades Comendadores e marcaram presença 22 confrarias oriundas do Minho ao Algarve. Em jeito de balanço da iniciativa, a equipa liderada pelo Almoxarife, José Ernesto Silva, disse ter “o sentimento do dever cumprido”.
“Foram muitos dias de tensão, nervosismo e intenso trabalho, para que tudo corresse bem. Nem tudo foi perfeito, mas, garantidamente, o dia 1 de julho fica registado na memória das mais de centena de meia de pessoas que estiveram presentes”, refere uma publicação nas redes sociais.
A Fundação Aquilino Ribeiro (FAR), sediada em Soutosa, Moimenta da Beira, foi uma das entronizações e recebeu o Grau de Comendador, pelas provas dadas em prol da defesa, preservação e valorização da identidade cultural beirã. Este ano comemora-se os 60 anos da morte do escritor.
Foram ainda entronizados com o Grau de ‘Comendador’ a Casa de Saúde de São Mateus, a Caritas de Viseu, a Refood Viseu e a revista Gazeta Rural e Cristina Barroco, Diamantino Santos, Francisco Mendes da Silva, Luísa Mellid Monteiro e Paulo Sérgio Albuquerque.
A Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ entregou ainda o Beirão de Mérito, a maior distinção da Confraria, a Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro.
Ainda no fim de semana (2 de julho) decorreu o aniversário da Confraria da Casa do Distrito de Viseu, no Rio de Janeiro, que contou com a presença do presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes que participou como palestrante, tendo sido agraciado com o Título de Comendador da Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco e da Confraria Irmã do Rio de Janeiro.
José Ernesto recebe Moção de Honra ao Mérito
Academia de Filosofia e Ciências da Casa Lucentina entregou uma Moção de Honra ao Mérito a José Ernesto, Almoxarife da Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco. A moção foi entregue pelas mãos do jornalista luso-brasileiro Ígor Lopes, que é também Embaixador Cultural da referida Academia em Portugal, durante a XI Entronização da Confraria.
Segundo a Academia, “o diploma mostra a importância do trabalho de José Ernesto na conexão entre Brasil e Portugal, com o auxílio da visão estratégica da Confraria que lidera em Viseu e que conta com pessoas engajadas no Rio de Janeiro, Manaus e Florianópolis, além de outras partes do mundo”.