Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Cultura » Conservatório de Música de Viseu apresenta espetáculo que recorda o 25 de Abril

Conservatório de Música de Viseu apresenta espetáculo que recorda o 25 de Abril

Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu recebe este sábado (15 de março) a estreia do espetáculo “A Viagem dos Capitães”, com composições de António e Anne Vitorino d’Almeida

 Conservatório de Música de Viseu apresenta espetáculo que recorda o 25 de Abril - Jornal do Centro
11.03.25
fotografia: Luís Belo/Facebook Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu
partilhar
 Conservatório de Música de Viseu apresenta espetáculo que recorda o 25 de Abril - Jornal do Centro
11.03.25
Fotografia: Luís Belo/Facebook Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu
pub
 Conservatório de Música de Viseu apresenta espetáculo que recorda o 25 de Abril - Jornal do Centro

A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu recebe este sábado (15 de março) a estreia do espetáculo “A Viagem dos Capitães”, um projeto musical que recorda o papel do Regimento de Infantaria 14 na Revolução dos Cravos, há mais de 50 anos.

Baseado na ideia original de Rui Macário Ribeiro e com composições originais de António e Anne Vitorino d’Almeida e de José Carlos Sousa, “A Viagem dos Capitães” recorda a intervenção do RI14 no Golpe das Caldas, a tentativa frustrada de golpe de Estado que antecedeu a Revolução dos Cravos, e depois no 25 de Abril de 1974, quando os capitães do Regimento rumaram até Lisboa numa viatura própria.

O espetáculo, produzido pelo Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão, envolve professores da escola com a direção artística de José Carlos Sousa e a direção musical de Tiago Correia. Em palco vão estar os intérpretes Aldovino Munguambe (percussão), Carlos SIlva (clarinete), Dércio Fernandes (contrabaixo), Joana Correia (flauta) e Nancy Brito (acordeão).

“Qual é a playlist de quem conduz a caminho de uma Revolução? Sobretudo se numa viagem que sucede a uma tentativa anterior? Que sons, que melodias, que pensamentos, se partilham num automóvel, anacrónico, pessoal rumo a uma ocasião que definirá o país, mas de cujo desfecho não são ainda conhecedores?”, refere a sinopse do espetáculo que se baseou na história dos capitães de Viseu que participaram na Revolução dos Cravos, nomeadamente na do capitão Diamantino Gertrudes da Silva, cujo carro da esposa foi usado na deslocação a Lisboa, no 25 de Abril de 1974, por falta de mais transportes.

A atuação recupera ainda os “anseios e receios” da participação na revolução, “considerando as aspirações a uma entrada em Democracia, mas em que se patenteia igualmente o que, cerca de um mês antes, em Março de 1974, tinha resultado num golpe falhado”, e propõe tratar “das pessoas enquanto tais, dos esforços individuais para uma causa considerada comum e partilhável, dos silêncios e dos pensamentos privados”.

“Qual seria o estado de espírito dos Capitães, ao viajar para Lisboa? Até que ponto o receio de não se concretizar uma vez mais, a transição para a Democracia, afetaria os intervenientes? Essa viagem que se recupera, é agora acompanhada por uma banda sonora (a playlist putativa dos Capitães), a partir de músicas de intervenção da época, com arranjos originais e composições originais a partir de músicas relevantes para a Revolução de Abril, com texto (pensamentos privados) que se imaginam.

“A Viagem dos Capitães” conta ainda com textos e narração do ator e encenador José Rui Martins, arranjos de Luís Cardoso e vídeo de João Pedro Pinto.

O espetáculo está agendado para as 21h30 deste sábado na Aula Magna do Politécnico. A entrada é livre.

pub
 Conservatório de Música de Viseu apresenta espetáculo que recorda o 25 de Abril - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Conservatório de Música de Viseu apresenta espetáculo que recorda o 25 de Abril - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar