A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
O distrito de Viseu teve, pelo menos, mais 666 casos confirmados de Covid-19 e dois óbitos reportados nos últimos dias. Seis concelhos da região deram a conhecer os seus últimos balanços semanais da pandemia com os números de casos, uma vez que eles são dados agora apenas uma vez por semana.
O número de casos contabilizados esta semana representa uma subida Covid-19: reportados mais de 500 infetados durante esta semana.
Esta sexta-feira (8 de abril), foram conhecidos os balanços de Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Carregal do Sal, que reportou as duas mortes.
Mangualde revelou mais 148 casos e 111 recuperados durante a última semana. O concelho de Nelas teve 105 novos infetados e 91 curados do coronavírus. Já Penalva do Castelo reportou mais 90 casos e 74 recuperados, enquanto Carregal do Sal teve mais 57 casos e 64 recuperados.
Também nas últimas horas, foi conhecido o balanço de Tondela, que reportou 185 novos casos e mais 196 recuperados.
Ainda esta semana, foi conhecido o balanço pandémico de Lamego, que registou mais 81 casos e 101 recuperados.
Em Sátão, a autarquia local atualizou apenas a taxa de incidência, que ronda agora os 928 casos por 100 mil habitantes.
Desde o início da pandemia, a região de Viseu já contabilizou 65.273 casos, 719 óbitos e 53.425 recuperados, contando com, pelo menos, 723 infeções ativas.
Já no Hospital de Viseu, continuam internadas nesta altura 46 pessoas com Covid-19. Mais três pessoas morreram durante as últimas horas. Com esta atualização, já são Covid-19: dez mortes no Hospital de Viseu em oito dias as mortes reportadas e associadas à pandemia no Centro Hospitalar Tondela-Viseu durante abril. Durante este mês, não houve nenhum dia sem óbitos no Hospital.
Entretanto, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, à Covid-19 na última quinta-feira. Segundo a autarquia, o autarca “está sem sintomas e a cumprir o período de isolamento, conforme as normas em vigor da Direção-Geral de Saúde” e vai continuar a trabalhar “a partir de sua casa, enquanto durar o isolamento”.
Cerca de 62 mil casos em Portugal
A nível nacional, Portugal registou, entre 29 de março e 4 de abril, mais 61.988 casos de infeção e 145 mortes associadas à Covid-19.
Segundo o boletim epidemiológico semanal da Direção-Geral da Saúde, o número de casos confirmados de infeção desceu 8.093 em relação à semana anterior, registando-se também uma redução de cinco mortes na comparação entre os dois períodos.
Quanto à ocupação hospitalar em Portugal continental por Covid-19, a DGS passou a divulgar às sextas-feiras os dados dos internamentos referentes à segunda-feira anterior à publicação do relatório.
Com base nesse critério, o boletim indica que, na última segunda-feira (dia 4), estavam internadas 1.110 pessoas, menos 70 do que no mesmo dia da semana anterior, das quais 60 doentes em unidades de cuidados intensivos, menos uma.