Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
Dez intérpretes do núcleo de Viseu da companhia de dança Dançando com a Diferença vão estar na próxima semana em França para participar no festival Camping, organizado pelo Centre National de La Danse (CND).
Os bailarinos vão participar no evento de 13 a 17 de junho, em Paris. Segundo o Teatro Viriato, que acolhe a companhia, trata-se de uma iniciativa internacional “que proporciona a oportunidade de participar em workshops e performances com artistas da cena coreográfica internacional, como Phia Ménard, Dimitri Chamblas e Kim Itoh”.
O Dançando com a Diferença participa pela segunda vez como uma das estruturas internacionais convidadas para o Camping do CND. Além de participar nas formações, o grupo de intérpretes irá também orientar um workshop para os diferentes participantes do evento, “onde no qual apresentarão a metodologia de trabalho que desenvolvem em Viseu”.
A participação acontece no âmbito de uma parceria entre o Dançando com a Diferença e o Teatro Viriato. O Camping é, explica o espaço cultural, um espaço artístico “onde todos os participantes se podem expressar com recurso a todas as experiências poéticas da dança, do teatro, da performance e das artes visuais”.
“Trata-se de um evento com uma importante dimensão internacional e este ano conta com a curadoria e cumplicidade da artista associada Gisèle Vienne, mais de 30 workshops estão programados para 700 pessoas, incluindo 300 alunos de cerca de trinta escolas de arte de todo o mundo, bem como cerca de quinze apresentações”, acrescenta o Teatro Viriato.
O Dançando com a Diferença, uma companhia que junta pessoas com e sem deficiência, foi fundado em 2001, na Madeira, e é projeto residente no Teatro Viriato desde 2017.