A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
José Carreira
O concelho de Sernancelhe acolhe, no dia 24 de setembro, o Seminário Internacional de Estudos Pombalinos “Pombal Edificador – Políticas, Obras e Legado”, que visa “ser um momento de partilha de conhecimento científico” sobre a vida do Marquês de Pombal, segundo anunciou a Câmara Municipal.
Em Sernancelhe, terra “com fortes ligações” a Sebastião José de Carvalho e Melo, vão estar presentes figuras como Kenneth Maxwell, Alícia Lose, Christine Vogel, Carlos Fiolhais, Viriato Soromenho-Marques e Paulo Almeida Fernandes, entre outros.
Segundo a Câmara, estes especialistas irão proporcionar “importantes reflexões sobre a vida e obra do Marquês de Pombal, nomeadamente a realização central da época pombalina, a documentação pombalina no Brasil e a questão do seu nascimento em Sernancelhe, os documentos e escritos pombalinos patentes nos arquivos, o triunfo da política pombalina, a propaganda pombalina, a Lei sob Pombal, entre outras temáticas essenciais à compressão deste estadista que está associado também à criação da primeira região demarcada de vinhos do mundo, o Douro”.
A iniciativa decorrerá no Auditório Municipal, e terá início pelas 9h00 horas com um programa que envolve dez conferencistas, um painel de pesquisa e a exposição “Pombal na Filatelia” com a apresentação de João Soeiro, da Fundação Portuguesa de Filatelia.
Este seminário “surge no seguimento do projeto inédito ‘Pombal Global’ em curso, que permitirá identificar, transcrever, anotar e editar toda a obra escrita do marquês de Pombal e que tem como entidades participantes os municípios de Sernancelhe, Pombal, Oeiras e Lisboa, a Fundação BCP e o Grupo Jerónimo Martins”, acrescenta o município.
Conhecido por ter mandado reconstruir Lisboa após o terramoto de 1755, o Marquês de Pombal é uma das figuras mais controversas e carismáticas da História de Portugal, tendo sido secretário de Estado do Reino no reinado de D. José I e encetado várias reformas na sua época.