Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Na quinta-feira, dia 3 de julho, o Cinema São Jorge, em Lisboa, estreia o documentário “João Lacerda: O Colecionador Visionário”. Este filme, produzido pelo Museu do Caramulo e pela Screen, integra as celebrações do centenário do nascimento do cofundador do Museu do Caramulo, João Lacerda.
O filme, que conta a história do criador da coleção de automóveis e motos antigos, conta com o apoio da RTP2, do Ministério da Cultura e da Lisboa Cultura. A apresentação no canal da RTP2 deste documentário será feita ainda neste mês de julho. Com mais de dez depoimentos de diferentes personalidades que conheceram João Lacerda, o documentário recorre a nomes como António José Veloso (médico da Estância Sanatorial do Caramulo), Artur Santos Silva (jurista e gestor), José Barros Rodrigues (historiador) e Adelino Dinis (jornalista).
Antigo médico especializado em pneuomologia, João Lacerda (1923 – 2003) ocupava os seus fins de semana com a participação em provas como as Mille Miglia e o Rallye de Monte-Carlo. A sua coleção de automóveis antigos começou em 1955, quando adquiriu um Ford T abandonado. Todos os automóveis que se encontram no Museu do Caramulo têm uma particularidade: todos eles, independentemente da década original em que foram construídos, estão prontos para andar.
O acesso à estreia do documentário no Cinema de São Jorge é livre, mediante o registo prévio no site do Museu do Caramulo, garantindo assim lugar na sala de cinema.