fernando ruas
Conf Rampa Caramulo 1
Judo Clube Viseu
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Museu do Caramulo reforça coleção com veículo militar “Priest”

Museu do Caramulo reforça coleção com veículo militar “Priest”

Espaço museológico reforça coleção de veículos dedicados à Segunda Guerra Mundial com veículo que esteve ao serviço das forças aliadas do conflito

pub
 Museu do Caramulo reforça coleção com veículo militar “Priest” - Jornal do Centro
19.06.25
fotografia: Museu do Caramulo
partilhar
 Museu do Caramulo reforça coleção com veículo militar “Priest” - Jornal do Centro
19.06.25
Fotografia: Museu do Caramulo
pub
 Museu do Caramulo reforça coleção com veículo militar “Priest” - Jornal do Centro

O Museu do Caramulo, em Tondela, reforçou recentemente a sua coleção de veículos militares históricos com a incorporação de um exemplar do M7B1 Howitzer Motor Carriage “Priest”. A viatura é considerada “um dos mais emblemáticos obuses auto-propulsionados” que esteve ao serviço das forças aliadas na Segunda Guerra Mundial.

O veículo reforça o núcleo da coleção do Museu dedicado à Segunda Guerra Mundial e também vai integrar uma grande exposição imersiva que irá assinalar os 80 anos do final do conflito e que estará patente a partir deste verão.

Segundo o Museu do Caramulo, o “Priest” foi desenvolvido pelo exército norte-americano após as primeiras campanhas do conflito europeu. O carro surgiu da necessidade de dotar as forças aliadas de artilharia móvel que fosse capaz de acompanhar os carros de combate e a infantaria mecanizada.

Inicialmente baseado na plataforma do tanque M3 Lee, o veículo evoluiu para o chassis do M4 Sherman. A versão M7B1, agora exposta no Museu do Caramulo, está equipada com um motor V8 Ford GAA de 500 cavalos, o que lhe conferia “maior mobilidade e fiabilidade em combate”, acrescenta o espaço museológico.

A designação “Priest” foi atribuída pelas tropas britânicas, que consideraram que a torre da metralhadora se assemelhava a um púlpito. Com um canhão de 105 milímetros e uma cadência de tiro notável, o veículo “desempenhou um papel fundamental em teatros de operações tão distintos como o Norte de África, a Europa Ocidental, onde esteve em ação desde o Dia D, e o Pacífico”, recorda o Museu do Caramulo.

Após a guerra, o veículo continuou ao serviço em vários exércitos aliados, tendo-se destacado também na Guerra da Coreia.

Também recentemente, o Museu do Caramulo adicionou para a sua coleção permanente o veículo Volkswagen Typ 166 Schwimmwagen de 1943, que esteve ao serviço do exército alemão na Segunda Guerra Mundial.

pub
 Museu do Caramulo reforça coleção com veículo militar “Priest” - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Museu do Caramulo reforça coleção com veículo militar “Priest” - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar