A BTL 2025 chegou ao fim, e o Centro de Portugal voltou…
Para quando uma visita a Oliveira de Frades? Descubra 5 coisas a…
Pela primeira vez a participar na maior feira de turismo nacional, a…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
A Câmara e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Lamego organizam no próximo dia 5 de novembro o primeiro Encontro do Cuidador Informal, a partir das 14h15, no auditório da Associação de Municípios do Vale Douro Sul.
O evento promete reunir profissionais de diversas áreas com o objetivo de sensibilizar os cuidadores informais “para o desgaste emocional que vivenciam no dia a dia e informar sobre os seus direitos sociais e as medidas complementares de apoio existentes”, explicam os organizadores.
O programa inclui três palestras e um momento musical do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Lamego.
Em 2020, Lamego integrou o lote de municípios que desenvolveram projetos-piloto que permitiram aos cuidadores informais pedir o Estatuto do Cuidador Informal junto dos serviços da Segurança Social.
No ano passado, o Estatuto de Cuidador Informal passou a incluir medidas que visam facilitar e melhorar as condições de resposta de quem tem a responsabilidade de cuidar e acompanhar alguém dependente. A majoração do apoio mensal e a simplificação de procedimentos foram algumas das ações adotadas.
O Encontro do Cuidador Informal é organizado em parceria com a Segurança Social e a delegação de Lamego da Liga Portuguesa Contra o Cancro. As inscrições estão abertas nas juntas de freguesia do concelho.
Em 2022, a autarquia de Lamego também criou a figura de cuidador informal de animais de companhia.