joana gomes martins
IP3 santa comba dão
gnr_isolamento_idosos_-10
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Diário » DGS recomenda máscara em aglomerados e escolas

DGS recomenda máscara em aglomerados e escolas

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
08.09.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
08.09.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 DGS recomenda máscara em aglomerados e escolas

A Direção-Geral da Saúde recomenda o uso de máscara em aglomerados populacionais, eventos em espaços exteriores e no recreio nas escolas, disse hoje a diretora-geral, Graça Freitas.

“A transmissão indireta do vírus é por acumulação de aerossóis e obviamente essa via é muito menos eficaz no exterior do que no interior. De qualquer maneira a recomendação vai no sentido de que em aglomerados e em contextos especiais” a máscara deve ser utilizada, avançou Graça Freitas numa audição no parlamento.

Graça Freitas apontou como exemplo em que se justifica o uso da máscara o recreio nas escolas e também em eventos.

“A própria mobilidade em determinados sítios das cidades em que há aglomerados populacionais isso obviamente poderá constituir uma exceção, uma recomendação diferente, porque permite o contacto direto e próximo entre pessoas e, portanto, permite a transmissão” do vírus SARS-Cov-2, que provoca a doença Covid-19.

A diretora-geral da Saúde sublinhou ainda que é importante “a mobilização social e a ética dos cuidados individuais de cada um”.

“Cada um de nós deve, apesar de tudo, continuar a ser portador de uma máscara e em caso de necessidade deve colocá-la”, afirmou Graça Freitas na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social, onde foi ouvida a pedido do PSD sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Avançou ainda que a orientação da DGS sobre o assunto será adaptada e será realizada “uma campanha, ou várias campanhas”, para explicar os motivos, os objetivos das exceções que devem continuar a ser contempladas.

Segundo Graça Freitas, o que será tido em conta é a “proporcionalidade, adequação e gradualismo” das medidas de saúde pública, com a sua adequação ao momento, para que sejam dados passos e que se consigam monitorizar os seus impactos, permitindo “adaptar as medidas da forma mais efetiva possível para continuar a controlar a pandemia”.

A acompanhar Graça Freitas na audição estiveram o diretor do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS, Válter Fonseca, e o chefe de Divisão de Epidemiologia e Estatística da DGS.

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Outras notícias

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Notícias relacionadas

Procurar