The 86th Volta a Portugal - Prologue
tomás oliveira e última da hora
pj
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental

A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…

31.07.25

Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…

29.07.25

Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….

25.07.25
michael batista psd penalva web
leandro macedo
antónio martins psd spsul web
Livros natureza
praia-fluvial-folgosajpg
Montebelo-Viseu-Congress-Hotel_Fachada_1
Home » Notícias » Diário » Discotecas vão reabrir. Restaurantes deixam de exigir o certificado e ter lotação limitada

Discotecas vão reabrir. Restaurantes deixam de exigir o certificado e ter lotação limitada

pub
 Discotecas vão reabrir. Restaurantes deixam de exigir o certificado e ter lotação limitada - Jornal do Centro
23.09.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Discotecas vão reabrir. Restaurantes deixam de exigir o certificado e ter lotação limitada - Jornal do Centro
23.09.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Discotecas vão reabrir. Restaurantes deixam de exigir o certificado e ter lotação limitada - Jornal do Centro

O Governo garante que o país está “em condições de poder avançar” para a terceira fase de desconfinamento da Covid-19.

O anúncio foi feito esta quinta-feira (23 de setembro) pelo primeiro-ministro António Costa, após a reunião do Conselho de Ministros que determinou as medidas que deverão entrar em vigor a 1 de outubro.

O país vai passar a estar em situação de alerta, devido à evolução positiva da situação pandémica. Os bares e as discotecas vão passar a estar finalmente abertos após mais de um ano e meio fechados, enquanto deixam de vigorar os limites de horários.

Os restaurantes vão deixar de estarem sujeitos a limites máximos de lotação por grupos e também deixam de exigir a apresentação do certificado para acesso ao interior. O certificado também vai deixar de ser exigido por termas, estabelecimentos turísticos, casinos e ginásios.

Entre as medidas anunciadas, o primeiro-ministro anunciou ainda que o certificado digital continuará a ser condição para viagens aéreas e marítimas, acesso a lares e estabelecimentos hospitalares, além do acesso para grandes eventos culturais, desportivos e corporativos. As visitas hospitalares passam a ser retomadas.

A máscara vai continuar a ser de uso obrigatório em transportes públicos, lares, hospitais, espetáculos e grandes superfícies, mas não nos bares e discotecas, onde basta apenas apresentar o certificado de vacinação.

António Costa garantiu ainda que as máscaras também não são obrigatórias nos recreios das escolas, adiantando também que a Direção-Geral da Saúde vai atualizar as normas sobre o confinamento de modo a “responder aos problemas que ainda tem subsistido nomeadamente ao confinamento de pessoas que já estão vacinadas”.

O governante justificou este novo alívio das restrições com a necessidade de dar tempo às atividades para se adaptarem às novas medidas. “Não vamos dizer às discotecas: a partir de amanhã podem abrir. As pessoas têm de ter tempo para se organizarem. O mesmo se diga em relação aos hospitais. Toda a adaptação da sociedade é importante que aconteça de forma tranquila”, disse.

Incidência Covid de 140 casos no país

Segundo o primeiro-ministro, o continente tem nesta altura uma taxa de incidência de 140,1 casos por 100 mil habitantes. A taxa de transmissibilidade Rt ronda agora os 0,81.

“A grande diferença é desde logo no risco de transmissibilidade tem a ver com o impacto na vacinação”, afirmou o primeiro-ministro acrescentando que a vacinação foi determinante.

Segundo António Costa, a taxa de vacinação completa é agora de 83,4 por cento da população nacional. O primeiro-ministro garantiu que, de acordo com as previsões da task-force da vacinação, será previsível alcançar a meta dos 85 por cento na próxima semana.

Aos jornalistas em Lisboa, o chefe do Governo lembrou que, apesar do alívio das restrições, a pandemia ainda não acabou.

“Passamos, por isso, a uma fase que assenta na responsabilidade individual de cada um. Não podemos esquecer que a pandemia não acabou, e que embora controlada, o risco permanece. Sabemos que as vacinas não asseguram imunidade total, e há uma faixa muito pequena de recusa de vacinação”, disse António Costa lembrando que o risco ainda existe e que as vacinas não garantem total imunidade ao coronavírus.

O primeiro-ministro alertou ainda para a necessidade de se continuar a tomar as medidas essenciais de controlo como o distanciamento social e a higienização.

pub
 Discotecas vão reabrir. Restaurantes deixam de exigir o certificado e ter lotação limitada - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Discotecas vão reabrir. Restaurantes deixam de exigir o certificado e ter lotação limitada - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar