Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Dizer Poesia arranca esta quinta-feira em Viseu

Dizer Poesia arranca esta quinta-feira em Viseu

Evento celebra Camilo Castelo Branco com exposições, espetáculos e performances de artistas como Milhanas e Tim dos Xutos & Pontapés

 Dizer Poesia arranca esta quinta-feira em Viseu - Jornal do Centro
19.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Dizer Poesia arranca esta quinta-feira em Viseu - Jornal do Centro
19.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Dizer Poesia arranca esta quinta-feira em Viseu - Jornal do Centro

A quarta edição do Festival Dizer Poesia começa esta quinta-feira, 20 de março, em Viseu, e decorre até domingo, 23 de março. O evento é da organização do Município de Viseu, em parceria com o Cine Clube de Viseu e a Casa de Camilo e celebra o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco (1825-1890) com diversas iniciativas culturais, incluindo exposições, espetáculos, caminhadas, conversas e performances.

A obra de Camilo Castelo Branco está principalmente ligada ao romance, e a vereadora da Cultura, Leonor Barata, explica que o festival procurou associar-se à efeméride através da relação do escritor com o território. “Sabemos que o seu fôlego criativo e narrativo tem muito mais a ver com o romance, mas pensámos que nos podíamos associar a este bicentenário promovendo o que para nós é fundamental: a relação dos escritores com o seu território”, referiu.

A programação do festival inclui uma variedade de eventos ao longo dos quatro dias. O festival terá início com a exposição “Autopsicografia | Master Gina”, de Sónia Madeira, na Loja de Turismo do Mercado 2 de Maio, e com as oficinas de introdução ao cinema de animação no Museu Almeida Moreira. Durante a tarde, decorrem sessões de contos e oficinas “Poemas com Arte” na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. O primeiro dia do evento encerra com um recital de poesia e harpa, no Antigo Orfeão de Viseu, com a participação de André Gago e Emanuela Nicoli.

Na sexta-feira, Dia Mundial da Poesia, a programação inclui cinema – “Curtinhas com Poesia: Imagens à solta em 5 curtas-metragens”, em parceria com o Cine Clube de Viseu – oficinas de ilustração no Museu Almeida Moreira e duas exposições na Biblioteca Municipal: “Entrelinhas”, de António Antunes, e “Obras de Camilo Castelo Branco”. O dia termina com um concerto de Milhanas no Mercado 2 de Maio, com entrada gratuita mediante levantamento de ingresso.

O sábado conta com atividades para públicos de diversas idades, incluindo um concerto pedagógico na Biblioteca Municipal, e uma conversa sobre a atualidade da obra camiliana com o professor da Escola Superior de Educação de Viseu, Fernando Alexandre Lopes e Sérgio Guimarães Sousa. Segue-se a apresentação da nova edição de “Amor de Perdição”, pela editora Opera Omnia, e o concerto do projeto Jazz & Poetry Ensemble no Mercado 2 de Maio.

No domingo, o festival encerra com a peça “Camilo na Rua”, do Bairro dos Livros, na Fonte de São Francisco, uma performance que mistura expressões históricas e de época com música e estéticas contemporâneas, incluindo o rap. Às 17h00 é anunciado o vencedor da Open Call da 4.ª edição do Dizer Poesia, e o evento termina com o concerto “Conta-me Histórias”, de Tim, no Mercado 2 de Maio.

Ao longo dos quatro dias, há ainda um mural poético no Museu Almeida Moreira, onde os visitantes poderão deixar versos ou reflexões sobre o Dia Mundial da Poesia ou sobre Camilo Castelo Branco.

O festival inclui ainda a apresentação da peça “Perdição”, inspirada em “Amor de Perdição”, pelo Grupo Off, e oficinas de poesia e ilustração para crianças no Museu Almeida Moreira e na Biblioteca Municipal. Há também espaço para o teatro infantil, com “Viagens de Mar, Terra e Sonho”, inspirado nas obras de Sophia de Mello Breyner Andresen.

O festival Dizer Poesia tem os objetivos de cruzar a palavra dita e escrita com outras formas de expressão artística e promover o património literário e cultural de Viseu. A edição comemorativa do festival começa na Fonte de São Francisco, em referência ao cenário de “Amor de Perdição”.

pub
 Dizer Poesia arranca esta quinta-feira em Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Dizer Poesia arranca esta quinta-feira em Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar