Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Documento sobre artes performativas em Viseu divulgado no Dia Mundial do Teatro

Documento sobre artes performativas em Viseu divulgado no Dia Mundial do Teatro

Teatro Viriato publica documento com reflexões e estratégias debatidas por profissionais do setor e apresenta estreia no Dia Mundial do Teatro

Carolina Vicente
 Documento sobre artes performativas em Viseu divulgado no Dia Mundial do Teatro - Jornal do Centro
24.03.25
fotografia: Carlos Fernandes
partilhar
 Documento sobre artes performativas em Viseu divulgado no Dia Mundial do Teatro - Jornal do Centro
24.03.25
Fotografia: Carlos Fernandes
pub
 Documento sobre artes performativas em Viseu divulgado no Dia Mundial do Teatro - Jornal do Centro

O Teatro Viriato, em Viseu, assinala o Dia Mundial do Teatro, a 27 de março, com a publicação do documento que resulta do Encontro dos Profissionais das Artes Performativas em Viseu, realizado em dezembro de 2024. 

O documento foi redigido pelos moderadores do encontro, Carolina Lyra (doutorada em Artes Cénicas e mestre em Teatro) e Carlos Figueiredo (doutorado em Media Digitais e gestor de projetos europeus na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto), e reúne as reflexões e estratégias pensadas pelos profissionais do setor. A partir de quinta-feira, 27 de março, vai estar disponível no site do Teatro Viriato.

A iniciativa foi idealizada pelo encenador Jorge Fraga, que morreu em agosto de 2024, e teve como objetivo promover a reflexão e a análise crítica sobre as condições das artes performativas no concelho de Viseu. O encontro reuniu cerca de 30 profissionais e foram debatidos temas como financiamento, espaço de criação e apresentação, público e organização coletiva do setor.

Entre as questões levantadas, destacou-se a necessidade de um Conselho Municipal de Cultura. “O elemento principal que surgiu é o ‘espaço’. Precisamos de espaço para criar, para apresentar, inclusive para armazenar”, afirmou na altura Carlos Figueiredo. A questão do financiamento também foi abordada, nomeadamente a pressão para produções rápidas e a falta de apoio para a circulação de espetáculos.

Sobre a relação com o público, os participantes questionaram: “Como é que as estruturas estão a pensar a sua audiência? Para satisfazer essa necessidade? Ou estão centrados em criar e não há espaço para muito mais?”. Os debates abordaram a precariedade, a desvalorização do trabalho artístico, e a possibilidade de organização de um coletivo representativo dos profissionais do setor.

A publicação do documento coincide com a estreia de “Oz ou a Estrada?”, de Rafa Jacinto e Roberto Terra, da Companhia Ardemente. O espetáculo estreia no dia 27 de março, às 15h00, para turmas do 3.º ciclo e do ensino secundário. No dia 28, às 21h00, há uma sessão para público geral. O Teatro Viriato conta que “no final de cada sessão há uma conversa com a participação da Plataforma Já Marchavas, promovendo a reflexão sobre direitos humanos”. 

O diretor de programação do Teatro Viriato, António M Cabrita, afirma que “assinalar o Dia Mundial do Teatro com iniciativas que envolvem a reflexão e a criação é reafirmar o papel do Teatro Viriato enquanto lugar de encontro, de escuta do território e de diálogo com diferentes públicos. Um gesto que se deseja prolongado, expandido, multiplicado por muitos outros dias, futuros”.

Os participantes do encontro manifestaram a intenção de continuar a debater os temas abordados e sugeriram a realização de encontros regulares para manter ativa a discussão sobre as condições das artes performativas em Viseu.

pub
 Documento sobre artes performativas em Viseu divulgado no Dia Mundial do Teatro - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Documento sobre artes performativas em Viseu divulgado no Dia Mundial do Teatro - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar