Camara Municipal de Mangualde
estgv _ Politecnico de Viseu
Incêndio em Fornos de Algodres
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Lamego » Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura

Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura 

Aniversário é festejado este domingo, 23 de fevereiro, com programa que inclui concerto de três bandas do concelho

Carolina Vicente
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
19.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
19.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Em Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição celebra 17 anos de reabertura

O Teatro Ribeiro Conceição assinala o 17.º aniversário de reabertura ao público, após as obras de reabilitação que permitiram a sua reinauguração em de fevereiro de 2008. Para marcar a data, o teatro apresenta um programa comemorativo que inclui a participação de artistas locais e um concerto dirigido pelo maestro Hélder Magalhães que envolve três bandas do concelho de Lamego.

O diretor artístico do Teatro Ribeiro Conceição, Filipe Marado, explica a estrutura do programa comemorativo: “O aniversário do Teatro conta com um projeto participativo com alguns elementos da comunidade de Lamego. À semelhança do que se passou no ano passado e do que tem vindo a ser a postura do Teatro até agora, que é fazer o programa de aniversário com artistas locais, mas sempre com uma referência de artistas externos. Este ano convidamos o maestro Hélder Magalhães a dirigir a união das três bandas do concelho: a Banda Filarmónica de Magueija, a Sociedade Filarmónica de Lalim e a Banda Marcial de Cambres”.

As bandas vão apresentar-se em conjunto num formato diferente do habitual. “O desafio lançado às três bandas foi para não se apresentarem com as suas formações normais, ou seja, a banda de Lalim ter um elemento, a banda de Magueija outro e a de Cambres outro, mas todas elas contribuírem para uma banda maior que vai ser dirigida pelo maestro Hélder Magalhães”, afirma o diretor artístico.

Durante o concerto, será ainda apresentada uma obra em estreia mundial do compositor Diogo Novo Carvalho. “Neste concerto vamos contar também com a estreia mundial da obra do compositor Diogo Novo Carvalho. A obra que vai estrear chama-se ‘O que há para lá do sonhar?’, é uma peça escrita recentemente e vai estrear aqui no Teatro Ribeiro Conceição no seu aniversário”.

O Teatro Ribeiro Conceição foi Inaugurado originalmente em 1929 e ocupa um edifício com história. Foi construído em 1727 para servir como hospital, e posteriormente foi utilizado por uma unidade militar até ser destruído por um incêndio em 1897. Nos anos seguintes, foi adquirido por José Ribeiro Conceição, que manteve a fachada original e o transformou num espaço dedicado ao teatro e ao cinema. 

O edifício permaneceu em funcionamento até 1987, fechando as portas dois anos depois. Em 1993, a Câmara Municipal de Lamego adquiriu o teatro, que foi requalificado e ampliado, e que reabriu em 2008 com a presença do então Presidente da República, Cavaco Silva.

O programa deste ano insere-se na estratégia do Teatro Ribeiro Conceição de promover a cultura local e incentivar a colaboração entre artistas e coletividades da região.

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Outras notícias

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Notícias relacionadas

Procurar