A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
O embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, desafiou o município de São João da Pesqueira a germinar-se com uma cidade chinesa. O repto foi deixado na visita que fez ao concelho na última terça-feira (14 de novembro).
Segundo o diplomata, que esteve nos Paços do Concelho para uma sessão protocolar, uma futura geminação permitiria reforçar as relações de cooperação e promover a cultura portuguesa e o turismo da região do Douro no país oriental.
O diplomata chinês também manifestou o interesse da China na continuidade da cooperação bilateral com Portugal e as regiões do país e no reforço das relações comerciais. Garantiu ainda o “total apoio” da embaixada que lidera em todos os projetos que venham a ser implementados.
Zhao Bentang esteve acompanhado de uma comitiva que incluía vários dirigentes de associações comerciais chinesas, jornalistas e elementos da Embaixada da China e que visitou São João da Pesqueira com o objetivo de “promover futuras relações de cooperação económica e cultural” a nível bilateral, sublinha a Câmara local.
O presidente da autarquia, Manuel Cordeiro, disse que a Câmara está disponível para um trabalho de cooperação que envolva as partes económica, social e cultural e que promova parcerias que “possam dar origem a novos investimentos no concelho”, em articulação com empresas locais.
O autarca destacou a economia como um fator relevante para a cooperação entre o concelho e a China e lembrou a importância “vital” de São João da Pesqueira na região do Douro e na produção de vinhos, sendo o maior concelho produtor de vinho do Porto. Manuel Cordeiro frisou ainda o crescimento no enoturismo e as oportunidades de investimento na região.
A Câmara de São João da Pesqueira recorda que 44 por cento das exportações portuguesas de vinho vêm da zona demarcada do Douro e que o concelho é o que mais contribui para esta percentagem.
Zhao Bentang e Manuel Cordeiro trocaram lembranças num gesto simbólico da futura relação entre os dois territórios “que se prevê profícua”, espera a autarquia da Pesqueira. Além da receção nos Paços do Concelho, a comitiva chinesa visitou ainda o Museu do Vinho.