Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Enólogo do Dão vai ser o primeiro Master of Wine português

Enólogo do Dão vai ser o primeiro Master of Wine português

pub
 Enólogo do Dão vai ser o primeiro Master of Wine português - Jornal do Centro
19.09.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Enólogo do Dão vai ser o primeiro Master of Wine português - Jornal do Centro
19.09.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Enólogo do Dão vai ser o primeiro Master of Wine português - Jornal do Centro

O enólogo Tiago Macena, natural da Guarda e residente em Viseu, está prestes a tornar-se no primeiro Master of Wine (MW) português. Este é considerado o título mais prestigioso e cobiçado pelos profissionais do setor dos vinhos em todo o mundo.

Tiago Macena, que trabalha na região demarcada do Dão, foi aprovado recentemente no exame prático, faltando fazer apenas a tese final.

O programa de estudos Masters of Wine é visto como o mais completo, exigente e respeitado no setor vinhateiro. Criado em 1953, o programa que envolve exames teóricos e práticos tem taxas de aprovação de apenas 10 por cento. Hoje, há apenas 414 pessoas, de 31 nacionalidades, que são consideradas ‘mestres do vinho’. O título de MW permite trabalhar o universo do vinho em qualquer parte do planeta.

Macena iniciou os estudos em 2012. Depois de uma fase de interrupção, retomou-os em 2017, tendo convidado para mentor o MW brasileiro Dirceu Vianna Júnior, que A Feira é em Nelas, mas representa toda uma Região Demarcada.

Licenciado em Engenharia Agronómica, com especialização em Viticultura e Enologia, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Tiago Macena acumula experiência no Dão e também nas regiões do Douro, Alentejo e Bairrada.

Em resposta a este feito de Tiago Macena, o organismo ViniPortugal, que tem apoiado o percurso do enólogo e consultor, lembra a importância e o significado da atribuição do título de MW para Portugal e para o setor.

“Acreditámos sempre que este dia chegaria e fizemos sempre questão de o apoiar durante todo o seu trajeto. Acreditamos que com todo o apoio que disponibilizámos contribuímos para tornar possível a Portugal e ao setor ter um Master of Wine Português e o Tiago Macena será com certeza o primeiro a sê-lo”, disse Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, num comunicado citado pelo site Hipersuper.

Já o próprio Tiago Macena não escondeu a elevada exigência dos estudos. “A fase do exame prático foi mesmo muito difícil devido às especificidades e exigência dos grandes vinhos internacionais, mas depois desta fase passada o sentimento é de extrema alegria”, disse na mesma nota.

O enólogo e consultor acredita que, sendo MW, pode “ajudar o setor dos vinhos a ter a projeção que merece, mas também trazer para Portugal conhecimento”. “Foram muitos anos sempre sem desistir, mas estou cada vez mais perto desta conquista e agradeço a parceiros como a ViniPortugal que acreditaram que isto era possível”, concluiu.

pub
 Enólogo do Dão vai ser o primeiro Master of Wine português - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Enólogo do Dão vai ser o primeiro Master of Wine português - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar