Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Dos 32 cursos do Instituto Politécnico de Viseu, 12 ficaram sem vagas por preencher para a segunda fase do concurso nacional de acesso. Em sentido contrário, há 20 licenciaturas com vagas para a segunda fase. Destaque para os vários lugares que ficaram por ocupar na área das Engenharias. Em sentido contrário, Comunicação Social ou Publicidade e Relações Públicas ocuparam todas as vagas disponíveis.
Eis a lista de licenciaturas e o número de vagas disponíveis para a segunda fase do concurso nacional de acesso.
Engenharia Eletrotécnica – 46 vagas
Engenharia Civil – 43 vagas
Engenharia Mecânica – 40 vagas
Engenharia do Ambiente – 35 vagas
Engenharia Informática e Telecomunicações – 31 vagas
Gestão Comercial – 28 vagas
Tecnologia e Design de Mobiliário – 27 vagas
Engenharia Alimentar – 25 vagas
Engenharia Agronómica – 25 vagas
Engenharia Zootécnica – 22 vagas
Serviço Social (pós laboral) – 21 vagas
Gestão Industrial – 20 vagas
Gestão de Empresas (pós – laboral) – 18 vagas
Artes da Performance Cultural – 13 vagas
Tecnologias e Design de Multimédia – 12 vagas
Gestão Turística, Cultural e Patrimonial – 9 vagas
Gestão e Informática – 6 vagas
Secretariado e Administração – 5 vagas
Educação Básica – 5 vagas
Os cursos de Comunicação Social, Educação Social, Artes Plásticas e Multimédia, Desporto e Atividade Física, Publicidade e Relações Públicas, Contabilidade, Engenharia Informática, Gestão de Empresas, Marketing, Turismo e Enfermagem Veterinária não têm qualquer vaga para a segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.
A nível nacional, no final da primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior, houve 26 cursos sem candidatos e sobraram mais de cinco mil vagas, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Foram disponibilizadas no concurso nacional de acesso 54.641 vagas, das quais sobraram 5.284. para a segunda fase. É “o menor número de vagas sobrantes desde 1999”, refere o Ministério em comunicado, e menos mil face ao ano passado.
Num universo de pouco mais de mil cursos, não sobrou qualquer vaga da primeira para a segunda fase em 838, o equivalente a 73%. Por outro lado, houve 26 licenciaturas em que do conjunto total de 690 lugares disponíveis, nenhum foi ocupado.
Os alunos que já entraram no ensino superior nesta primeira fase e queiram recandidatar-se podem fazê-lo, sendo que se forem colocados na segunda fase, a primeira é anulada.
Os resultados da segunda fase serão divulgados no dia 30 de setembro.
Quase 50 mil alunos entraram agora para o ensino superior no final da 1.ª fase, em que só 19% dos candidatos é que não obtiveram colocação. Havia 54.641 vagas, das quais sobraram 5.284.
Os resultados estão disponíveis no ‘site’ da Direção-Geral do Ensino Superior: http://www.dges.gov.pt.