140521092500e52da3919cdc0a41fa240fc955c36287382a48c7
cheias estradas cortadas estrada cortada ocorrÊncias
pexels-connorscottmcmanus-13875374
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Nelas » Equipa de ação social de Nelas apoia vítimas dos incêndios. Feridos com transporte gratuito

Equipa de ação social de Nelas apoia vítimas dos incêndios. Feridos com transporte gratuito

Autarquia disponibilizou transporte para tratamentos. Equipa multidisciplinar continua no terreno a dar apoio aos munícipes afetados

 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira
23.09.24
fotografia: Câmara de Nelas
partilhar
 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira
23.09.24
Fotografia: Câmara de Nelas
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Equipa de ação social de Nelas apoia vítimas dos incêndios. Feridos com transporte gratuito

A Câmara de Nelas garante o apoio às pessoas que tiveram ferimentos nos incêndios da semana passada e também aos afetados pelos fogos que provocaram muitos danos no concelho, incluindo agricultores. O município está a garantir apoio social e médico à população, além de continuar com o levantamento dos danos e prejuízos e de assegurar o transporte para os tratamentos hospitalares.

Segundo a autarquia, houve sete feridos do concelho a registar nos incêndios da semana passada, dos quais todos tiveram alta do Hospital de Viseu. Dos feridos, estavam seis civis e um militar da GNR, que foram diagnosticados com queimaduras ligeiras de grau 1 e 2 e inalação de fumo, sem intoxicação grave.

A Câmara de Nelas também disponibilizou transporte para os tratamentos complementares. Três pessoas estão a ser acompanhadas no Hospital de Coimbra, com a Câmara de Nelas a assegurar o transporte.

Ainda segundo a autarquia de Nelas, foram registados 11 atendimentos nas unidades de saúde familiar do concelho: dois por inalação, três por ansiedade, dois por perturbações oculares e quatro por queimaduras ligeiras. Os casos também estão a ser acompanhados.

“O Município, as USF do Concelho e a Delegada de Saúde Pública continuam a acompanhar as ocorrências de saúde, disponibilizando a Autarquia os meios necessários para o transporte e logística”, acrescenta a nota divulgada pela Câmara.

Entretanto, a equipa multidisciplinar do município de Nelas continua no terreno a dar apoio social aos munícipes afetados pelos incêndios da última semana.

Assistentes sociais, psicólogos, mediadoras sociais, técnicas agrícolas e elementos das unidades de Saúde Pública e de Cuidados na Comunidade estão a prestar apoio e a realizar o levantamento de prejuízos, além de “aferir as necessidades de respostas imediatas, como o apoio na área social, na alimentação, na saúde às populações ou o fornecimento de alimentação animal”.

O levantamento dos danos está a ser feito desde a passada quarta-feira (18 de setembro) e vai prolongar-se por mais duas semanas, sendo acompanhado pelas juntas de freguesia de Senhorim, Nelas, Canas de Senhorim e Lapa do Lobo.

Na primeira semana, a equipa multidisciplinar esteve presente nas localidades da Fonte do Alcaide, Moinhos, Casal Sandinho, Cagunça, Igreja, Quinta do Lila, Quinta da Chamusca nas Carvalhas e Carvalhas. Foram referenciadas duas pessoas para a Saúde por ansiedade e trauma, sendo uma menor.

A equipa também esteve no Folhadal, onde os trabalhos acabam esta segunda-feira (dia 23). Nos próximos dias, vai estar nas Caldas da Felgueira, no Vale de Madeiros, na Urgeiriça e na Lapa do Lobo.

Segundo a Câmara, toda a agricultura de subsistência foi perdida afetando centenas de habitantes de Senhorim, Nelas, Canas de Senhorim e Lapa do Lobo. Os pastores também perderam a alimentação dos animais e houve ainda um número reduzido de perdas de animais.

Os danos foram verificados em anexos agrícolas, tratores e alfaias, viaturas, apiários, árvores de frutos, vinhas, olivais, lenha, produtos agrícolas, vias públicas e caminhos florestais.

Na habitação, foram destruídos alguns anexos. A Câmara de Nelas também verificou estações de tratamento de águas residuais destruídas, sinalização de caça e pesca danificada, caminhos e trilhos pedestres com estragos, e infraestruturas desportivas destruídas.

pub
 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Negócio das telecomunicações dá o maior lucro ao Grupo Visabeira

Notícias relacionadas

Procurar