fatima_peregrinos_2
Nighttime street scene of a crowd walking in a procession along a cobblestone street, flanked by large trees and a blue historic building with lit windows and banners.
Soccer player in a black kit jumps mid-air to challenge the ball, with an opposing player in light blue behind and a crowded stadium in the background.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Escola de Viseu cozinha memórias com 70 receitas

Escola de Viseu cozinha memórias com 70 receitas

Iniciativa da Escola da Avenida resulta num livro com 70 pratos tradicionais de países como Angola, Afeganistão, Brasil, Índia e Portugal

Carolina Vicente
 Festival das Sopas de Santiago de Besteiros regressa com 35 receitas e objetivo solidário
08.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Festival das Sopas de Santiago de Besteiros regressa com 35 receitas e objetivo solidário
08.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Escola de Viseu cozinha memórias com 70 receitas

A Escola Básica da Avenida, em Viseu, entre os dias 8 e 10 de abril,  promove a iniciativa “Receitas que nos unem!”, no âmbito da Semana da Interculturalidade, organizada pelo Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal. A proposta consiste na recolha de uma receita familiar ou cultural por parte de cada aluno, que é depois compilada num pequeno livro a distribuir gratuitamente pela comunidade escolar.

“O livro está inserido no âmbito da Semana da Interculturalidade, do EAPN”, começa por explicar Vanda Rodrigues, presidente da Associação de Pais da Escola da Avenida, entidade dinamizadora da iniciativa. “A Associação de Pais achou que fazia sentido reunir várias receitas familiares de toda a nossa comunidade escolar”, acrescenta.

O objetivo é promover a interculturalidade, a integração e a inclusão, e a iniciativa partiu do reconhecimento da diversidade existente na escola. “A Escola da Avenida tem uma grande diversidade cultural, o que nos daria, também, para trabalhar questões ligadas à interculturalidade, integração e inclusão”, refere Vanda Rodrigues.

Ao todo, foram recolhidas 70 receitas, entre doces, entradas e pratos principais, que representam culturas de países como Portugal, São Tomé, Angola, Afeganistão, Brasil e Índia. Também foram incluídas receitas vegetarianas. “Em família [as crianças] decidiram a receita que queriam apresentar no livro, porque como temos uma diversidade cultural tão grande, faz muito sentido termos pratos típicos de Portugal, do Afeganistão, Angola, São Tomé, Brasil… É esta diversidade que nós também quisemos trabalhar no livro”, sublinha a presidente da Associação de Pais.

O projeto foi lançado junto da coordenação da escola, que forneceu uma folha própria para a recolha das receitas. Esse documento foi depois distribuído pelas turmas, professores e assistentes operacionais. 

Um dos aspetos destacados pela organização foi a participação ativa das crianças na escrita das receitas. “As receitas foram todas escritas pelas crianças. Por acaso isso foi uma coisa engraçada, a maior parte das pessoas que participaram no projeto, nós notamos pelas caligrafias, as receitas foram escritas pelos meninos, pelas crianças”.

O principal objetivo da iniciativa passa por reforçar o sentimento de pertença à comunidade escolar. “Eu defendo que é na escola primária que se criam as maiores memórias da infância. Deve haver aqui um sentimento de pertença a uma comunidade, a um grupo”, afirma Vanda Rodrigues. “Ao lançarmos esta iniciativa às famílias, aos alunos, às professoras e às assistentes operacionais, queríamos que as pessoas sentissem que faziam parte de um grupo. O sentimento de pertença, de que estavam inseridos nesta comunidade. E dar assim, também, o seu contributo, para passar as memórias deles, porque são as receitas favoritas de quem as escolheu, para passar também aos amigos, aos colegas, aos professores”.

O livro encontra-se agora em fase de edição, com previsão de impressão no dia 15 de maio, data em que se assinala o Dia da Família, adianta a responsável.

Para além da recolha das receitas, a programação da Semana da Interculturalidade no distrito de Viseu inclui oficinas, ações de sensibilização, espetáculos e encontros. 

A Semana da Interculturalidade decorre de 1 a 13 de abril e é promovida pela EAPN Portugal desde 2014. A edição de 2025 conta com o apoio da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM). No distrito de Viseu, participam agrupamentos escolares, associações, instituições sociais e municípios.

pub
 Festival das Sopas de Santiago de Besteiros regressa com 35 receitas e objetivo solidário

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Festival das Sopas de Santiago de Besteiros regressa com 35 receitas e objetivo solidário

Notícias relacionadas

Procurar