Close-up of a printed page showing the bold title 'Voltar no Tempo' on a gray banner, resting on a dark surface.
estgv _ Politecnico de Viseu
refood viseu
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Vineyard path between rows of green grapevines on a sunny hillside with blue sky and distant valley.
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Escola de Viseu cozinha memórias com 70 receitas

Escola de Viseu cozinha memórias com 70 receitas

Iniciativa da Escola da Avenida resulta num livro com 70 pratos tradicionais de países como Angola, Afeganistão, Brasil, Índia e Portugal

Carolina Vicente
08.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
08.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub

A Escola Básica da Avenida, em Viseu, entre os dias 8 e 10 de abril,  promove a iniciativa “Receitas que nos unem!”, no âmbito da Semana da Interculturalidade, organizada pelo Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal. A proposta consiste na recolha de uma receita familiar ou cultural por parte de cada aluno, que é depois compilada num pequeno livro a distribuir gratuitamente pela comunidade escolar.

“O livro está inserido no âmbito da Semana da Interculturalidade, do EAPN”, começa por explicar Vanda Rodrigues, presidente da Associação de Pais da Escola da Avenida, entidade dinamizadora da iniciativa. “A Associação de Pais achou que fazia sentido reunir várias receitas familiares de toda a nossa comunidade escolar”, acrescenta.

O objetivo é promover a interculturalidade, a integração e a inclusão, e a iniciativa partiu do reconhecimento da diversidade existente na escola. “A Escola da Avenida tem uma grande diversidade cultural, o que nos daria, também, para trabalhar questões ligadas à interculturalidade, integração e inclusão”, refere Vanda Rodrigues.

Ao todo, foram recolhidas 70 receitas, entre doces, entradas e pratos principais, que representam culturas de países como Portugal, São Tomé, Angola, Afeganistão, Brasil e Índia. Também foram incluídas receitas vegetarianas. “Em família [as crianças] decidiram a receita que queriam apresentar no livro, porque como temos uma diversidade cultural tão grande, faz muito sentido termos pratos típicos de Portugal, do Afeganistão, Angola, São Tomé, Brasil… É esta diversidade que nós também quisemos trabalhar no livro”, sublinha a presidente da Associação de Pais.

O projeto foi lançado junto da coordenação da escola, que forneceu uma folha própria para a recolha das receitas. Esse documento foi depois distribuído pelas turmas, professores e assistentes operacionais. 

Um dos aspetos destacados pela organização foi a participação ativa das crianças na escrita das receitas. “As receitas foram todas escritas pelas crianças. Por acaso isso foi uma coisa engraçada, a maior parte das pessoas que participaram no projeto, nós notamos pelas caligrafias, as receitas foram escritas pelos meninos, pelas crianças”.

O principal objetivo da iniciativa passa por reforçar o sentimento de pertença à comunidade escolar. “Eu defendo que é na escola primária que se criam as maiores memórias da infância. Deve haver aqui um sentimento de pertença a uma comunidade, a um grupo”, afirma Vanda Rodrigues. “Ao lançarmos esta iniciativa às famílias, aos alunos, às professoras e às assistentes operacionais, queríamos que as pessoas sentissem que faziam parte de um grupo. O sentimento de pertença, de que estavam inseridos nesta comunidade. E dar assim, também, o seu contributo, para passar as memórias deles, porque são as receitas favoritas de quem as escolheu, para passar também aos amigos, aos colegas, aos professores”.

O livro encontra-se agora em fase de edição, com previsão de impressão no dia 15 de maio, data em que se assinala o Dia da Família, adianta a responsável.

Para além da recolha das receitas, a programação da Semana da Interculturalidade no distrito de Viseu inclui oficinas, ações de sensibilização, espetáculos e encontros. 

A Semana da Interculturalidade decorre de 1 a 13 de abril e é promovida pela EAPN Portugal desde 2014. A edição de 2025 conta com o apoio da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM). No distrito de Viseu, participam agrupamentos escolares, associações, instituições sociais e municípios.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar