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Escola Mariana Seixas em Viseu investe 2,7 milhões de euros em centros tecnológicos

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 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
20.05.24
fotografia: Jornal do Centro
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 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
20.05.24
Fotografia: Jornal do Centro
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 Escola Mariana Seixas em Viseu investe 2,7 milhões de euros em centros tecnológicos

A Escola Profissional Mariana Seixas (EPMS), em Viseu, vai investir cerca de 2,7 milhões de euros na criação de dois centros tecnológicos especializados (CTE). O Escola Secundária Emídio Navarro fora da aprovação dos Centros Tecnológicos Especializados e a escola viu agora ser aprovado o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Para os dois novos centros, a EPMS vai investir em equipamentos tecnológicos nas áreas informática e industrial, dotando a escola de “tecnologia de ponta” na formação dos alunos em áreas como eletrónica, automação, informática, programação, multimédia, fotografia e restauração.

“Além dos equipamentos, haverá também um forte investimento em mobiliário adaptativo a diversos cenários de aprendizagem, promovendo uma aprendizagem ativa em consonância com o perfil profissional exigido aos profissionais do futuro”, realça a direção da escola em comunicado.

A lista definitiva dos CTE foi aprovada recentemente. A EPMS espera implementar o projeto já no início do próximo ano letivo.

Além da Escola Mariana Seixas, também a Escola Secundária Viriato viu aprovada a sua própria candidatura para este tipo de centros em Viseu. Já a Escola Emídio Navarro ficou fora.

Os 261 centros aprovados na segunda fase dos CTE (que inclui a região de Viseu Dão Lafões) juntam-se aos 104 que já tinham sido anunciados. O objetivo traçado no PRR era a criação de 365 centros deste tipo.

O investimento associado às candidaturas aprovadas nesta segunda fase da medida é de 307,5 milhões de euros. No conjunto das duas fases, a medida tem um investimento de 426,5 milhões.

Esta é uma medida que pretende ajudar a combater a situação desfavorável em que Portugal ainda se encontra ao nível das qualificações, sobretudo num escalão intermédio (ensino secundário e profissional). Dados de 2021 do Eurostat mostravam que 40,5 por cento da população ativa portuguesa tinha baixos níveis de qualificação, contra uma média de 20,7% da população na mesma situação na União Europeia.

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