Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
A Escola Superior Agrária de Viseu vai integrar o projeto europeu Path4Med, que vai avaliar a existência de poluentes nas águas subterrâneas da bacia do rio Dão. O objetivo passa depois por desenvolver soluções integradas para monitorizar e remediar pesticidas e nutrientes nessas mesmas águas.
O projeto, que dura quatro anos, reúne 26 parceiros de 18 países da Europa e recebeu um financiamento comunitário de 8,5 milhões de euros, sendo coordenado pela Universidade Agrícola de Atenas (Grécia).
Em comunicado, os responsáveis pela iniciativa explicam que a mesma visa contribuir para o desenvolvimento de “estratégias claras para a poluição zero da água e do solo da bacia do mar mediterrâneo, e de outros mares europeus, causada pela atividade agrícola, através de uma abordagem inovadora que visa alcançar a sustentabilidade económica, social e ambiental e garantir o bem-estar humano e o funcionamento dos ecossistemas”.
Durante a sua duração, o Path4Med irá desenvolver uma rede europeia que “abrange uma diversidade relevante de sistemas agrícolas mediterrânicos”. Além da partilha da aprendizagem, o projeto também propõe criar “uma base de conhecimento científico sobre tecnologias e soluções de gestão agrícola que podem ajudar a prevenir a poluição da água e do solo”.
O projeto vai arrancar no mês de maio.