peça teatro gémeos
image
centro cultural s joao pesqueira assinatura
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Escolas de Viseu promovem hábitos saudáveis a propósito do Dia Mundial do Cancro

Escolas de Viseu promovem hábitos saudáveis a propósito do Dia Mundial do Cancro

Município reforça aposta na literacia alimentar com projeto “Os Super Saudáveis”

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
05.02.25
fotografia: Município de Viseu
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
05.02.25
Fotografia: Município de Viseu
pub
 Escolas de Viseu promovem hábitos saudáveis a propósito do Dia Mundial do Cancro

O Dia Mundial do Cancro, a 4 de fevereiro, dá início a mais uma edição do projeto promovido pelo Município de Viseu, “Os Super Saudáveis”. Um projeto que, segundo o Município, pretende incentivar as crianças a adotarem “comportamentos que promovam o bem-estar a longo prazo”.

“Os Super Saudáveis” é uma iniciativa de educação alimentar, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e destina-se principalmente a crianças dos 3º e 4º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e “envolve um trabalho de equipa articulado entre esta entidade, através do seu Núcleo Regional do Centro, a Comunidade Escolar, as Equipas de Saúde Escolar e o Município de Viseu”. O projeto conta ainda com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição. 

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas defende que promover a saúde e prevenir doenças “deve começar desde cedo”, e explica que com este projeto o município pretende “capacitar as crianças para fazerem as melhores escolhas de maneira informada”.

Oito escolas de quatro Agrupamentos de Escolas aderiram ao projeto: Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Agrupamento de Escolas do Viso, Agrupamento de Escolas Viseu Norte e o Agrupamento de Escolas de Mundão, e a Instituição de Ensino Privado, o Colégio Via Sacra. São 248 alunos que vão poder usufruir do projeto neste ano letivo 2024/2025.

Segundo o Município de Viseu, o projeto “é traçado a partir da roda dos alimentos e tem como objetivos promover hábitos alimentares mais saudáveis, apostar na diversidade alimentar, contribuir para reduzir o consumo de produtos ultraprocessados, bem como incentivar e capacitar pais e encarregados de educação para escolhas alimentares mais adequadas, do ponto de vista nutricional”.

“Os Super Saudáveis” vai ser implementado em duas fases. A primeira a 4 de fevereiro, Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, e a 7 de março. A segunda fase, chamada “Lanches Saudáveis” é posta em prática entre o dia 5 de maio e o dia 6 de junho.

O Dia Mundial do Cancro tem como foco a sensibilização “para a prevenção, deteção precoce e tratamento adequado, reforçando a importância de estilos de vida saudáveis na redução do risco da doença”.

O Município de Viseu é parceiro desta iniciativa desde o ano letivo de 2021/2022 com o objetivo de promover a literacia para a saúde “junto das comunidades escolares e impactando, diretamente, mais de 1500 crianças”. 

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar