Rota da Cabra e do Lobo são pedro do sul
Three men seated on a beige couch on stage; the middle man is smiling and gesturing as he talks, holding a cup clear glass in his other hand.
GNR - Viatura_1
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Vineyard path between rows of green grapevines on a sunny hillside with blue sky and distant valley.
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Home » Notícias » Diário » Escolas mais pequenas no interior do país: um custo de recursos ou a igualdade na educação?

Escolas mais pequenas no interior do país: um custo de recursos ou a igualdade na educação?

Em Viseu, pais e professores debatem se estas oportunidades são um desperdício de recursos públicos ou essenciais para a educação e igualdade em diferentes regiões

Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
06.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
06.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
Promotional yellow banner advertising free, simple bus travel in Portuguese with bold text and logos at top and bottom.
pub

Atualmente, as escolas no interior do país deparam-se, cada vez mais, com a diminuição de alunos. O estudo do EDULOG concluiu que 40% das escolas do país têm menos de 15 alunos, e 26% operam com menos de dez. Em Viseu, pais e professores debatem se estas oportunidades são um desperdício de recursos públicos ou essenciais para a educação e igualdade em diferentes regiões.

Maria Santos, professora reformada, afirma que todos os alunos devem ter o mesmo direito ao acesso de ensino. A entrevistada acredita que se os centros escolares concentrassem as crianças numa determinada área com um acesso mais fácil, facultando também mais transportes escolares, diminuiria o encerramento das escolas por falta de alunos.

Maria Santos revela ainda já ter trabalhado em três escolas no centro do Porto que sofreram com a falta de alunos, tendo assim de encerrar.

Leila Monteiro, caixeira, acredita que “escolas pequeninas fazem muita falta” e refere que estas proporcionam um melhor apoio aos alunos, dado que, com turmas mais pequenas, os professores conseguem repartir a atenção de igual para igual.

A empresária Liliana Gonçalves tem a opinião de que a oportunidade de acesso nunca será a mesma, “pelo facto de essas crianças não conviverem com um grande aglomerado de crianças, como acontece nas escolas maiores”.

Liliana Gonçalves fala da sua experiência como aluna, até porque frequentou uma escola com poucos alunos, numa aldeia, afirmando que isso não é nada vantajoso para depois ingressar numa escola com muitos mais alunos e mentalidades diferentes.

A empresária critica também a localização das escolas distantes, referindo que existem benefícios, mas também existe a parte má para a mobilidade e disponibilidade dos pais para levar e ir buscar os filhos às escolas. A entrevistada refere que se dessem melhores condições de vida aos meios do interior, as pessoas não procuravam tanto vir morar para o centro das cidades, mantendo assim no ativo as escolas das suas freguesias.

O estudo publicado não menciona quais as localidades mais afetadas no interior do país.

José Pedro Silva e Iara Pires – Alunos de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar