festival de leituras CEM Palcos
contentor roupa têxtil resíduos texteis
estrada municipal cortada cinfães
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » S. J. da Pesqueira » Especialistas debatem autismo ”sem tabus” em São João da Pesqueira

Especialistas debatem autismo ”sem tabus” em São João da Pesqueira

 Viseu sob aviso laranja devido à queda de neve com passagem da depressão Joseph
24.01.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu sob aviso laranja devido à queda de neve com passagem da depressão Joseph
24.01.24
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Especialistas debatem autismo ”sem tabus” em São João da Pesqueira

O autismo vai ser debatido “sem tabus” esta quinta-feira (25 de janeiro) no Cineteatro João Costa, em São João da Pesqueira. O espaço recebe o workshop “Vamos falar de autismo sem tabus?”, que pretende debater sobre o espectro.

A iniciativa reúne especialistas e pais à volta deste tema a partir das 14h30. O programa inclui três painéis de discussão.

O primeiro painel, “Autismo – Compreender o Autismo e os Desafios. Da Observação à Ação”, tem como orador o médico neuropediatra Nuno Lobo Antunes. Já o segundo painel, “PEA no corpo que se mexe, sente, pensa e brinca”, junta as terapeutas Francisca Duarte e Marina Campos.

No terceiro painel, intitulado “Autismo, uma caminhada em Família”, vão ser ouvidos os testemunhos de duas mães de filhos autistas: Ana Martins, autora do livro “Autista, Quem?… Eu?”, e Émilie.

A moderação estará a cargo das psicólogas Marlene Morais e Eunice Costa. O evento, que encerra às 17h30, tem entrada gratuita.

O autismo é uma condição neurológica de desenvolvimento, presente desde a infância e de caráter permanente, decorrente de alterações no desenvolvimento e na maturação do sistema nervoso central, e o diagnóstico correto é da perturbação do espectro do autismo.

Conhecido como uma das perturbações do espectro de autismo, o diagnóstico de síndrome de Asperger deixou de existir há alguns anos, deixando de ser considerada como uma entidade independente.

Entre os traços típicos, estão a dificuldade em iniciar uma conversa com outras pessoas, manter o fluxo de conversa, partilhar interesses e interagir socialmente e a dificuldade em entender, descodificar e replicar a linguagem corporal, o contacto visual, a expressão facial e os gestos.

As pessoas com autismo também têm dificuldades em desenvolver, manter e compreender relacionamentos, além da insistência em manter rotinas, do foco em interesses específicos e da baixa ou elevada reatividade a estímulos sensoriais como o som, luz, toque, paladar ou dor, entre outros traços.

pub
 Viseu sob aviso laranja devido à queda de neve com passagem da depressão Joseph

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Viseu sob aviso laranja devido à queda de neve com passagem da depressão Joseph

Notícias relacionadas

Procurar