Museum display: orange racing suits on the left, a video of a helmeted driver in a car on the screen, and a yellow race car in the foreground.
motards_hospital-10
Athletes stand on a podium: first place in center with green pants and white shirt, holding a certificate and wearing gold medal, flanked by second and third place winners on red/blue outfits; backdrop reads WMAC DAEGU 2026 with flags and sponsor logos.
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
Home » Notícias » Concelho » Santa C. Dão » Está a chegar a 63ª edição do maior torneio de sueca da região

Está a chegar a 63ª edição do maior torneio de sueca da região

A aldeia de Chamadouro volta a cumprir tradições com o torneio de sueca que regressa para mais uma edição de convívio e competição

Carolina Vicente
12.02.25
fotografia: MarkesFoto
partilhar
12.02.25
Fotografia: MarkesFoto
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub

A Associação Cultural Desportiva e Recreativa do Chamadouro – Associação Juvenil anuncia a 63ª edição do Torneio de Sueca do Chamadouro, que acontece este domingo, no Pavilhão Multiusos Santo Ildefonso. O maior torneio de Sueca da região está marcado para as 9h00 do dia 16 de fevereiro. 

É um dia inteiro de convívio entre os participantes. O responsável da Associação Juvenil, António Santos, conta que antes o torneio se realizava apenas durante a tarde, “entretanto, optámos por fazer o torneio durante o dia todo. Na vez do jantar, oferecemos o almoço aos participantes, e assim acabam por passar aqui um dia de convívio entre todos”.

São duas décadas de tradição na aldeia de Chamadouro. Desde o Porto a Leiria, cerca de 30 equipas estão inscritas para aquele que é considerado por muitos o melhor torneio de sueca da região. “Já temos inscrições do concelho vizinho, de Mortágua, de Santa Comba Dão, Vila Nova de Poiares, Condeixa, Pombal, Batalha, Águeda, Aveiro, Lousã, Leiria, Carregal do Sal, Nelas, Arganil, etc. Também temos de Tondela, e a primeira equipa que se inscreveu é da zona de Matosinhos, que ficou em primeiro lugar no último torneio e deixou logo a inscrição feita para participar neste”, conta o responsável.

A organização destaca a presença das várias localidades nas competições: “Temos o hábito de servir e receber bem as pessoas, e os participantes consideram bastante as refeições que lhes damos. São refeições tradicionais, que toda a gente gosta, bem apaladadas. É um dos pontos que traz muita gente, obviamente, além dos prémios”.

A Sueca é um jogo tradicional que, segundo a organização, “une gerações e tem sido um motor de dinamização cultural e turística da região”. O responsável conta ao Jornal do Centro que há etária mais comum, “a maioria está entre os 50 e os 60 anos,mas temos desde os 20 até os 70. Homens, mulheres, pais, filhos, esposas e maridos, um bocadinho de tudo”.

Este ano, para além dos habituais prémios que incluem “produtos típicos da gastronomia local”, a organização informa que será ainda atribuído um prémio extra de 250€ à melhor equipa da temporada. 

António Santos acrescenta que, apesar de o torneio de sueca de Penela ser considerado “o Torneio Nacional, tanto que já entrou para o livro do Guinness”, os participantes do torneio de Chamadouro consideram-no “um dos melhores e dos maiores torneios da região”.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar