IMG_1838 2
Two men sit at a polished wooden conference table in a historic room; one in a suit and the other in a uniform, with a large colorful presentation screen to the left.
AM1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Concelho » Santa C. Dão » Está a chegar a 63ª edição do maior torneio de sueca da região

Está a chegar a 63ª edição do maior torneio de sueca da região

A aldeia de Chamadouro volta a cumprir tradições com o torneio de sueca que regressa para mais uma edição de convívio e competição

Carolina Vicente
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu
12.02.25
fotografia: MarkesFoto
partilhar
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu
12.02.25
Fotografia: MarkesFoto
pub
 Está a chegar a 63ª edição do maior torneio de sueca da região

A Associação Cultural Desportiva e Recreativa do Chamadouro – Associação Juvenil anuncia a 63ª edição do Torneio de Sueca do Chamadouro, que acontece este domingo, no Pavilhão Multiusos Santo Ildefonso. O maior torneio de Sueca da região está marcado para as 9h00 do dia 16 de fevereiro. 

É um dia inteiro de convívio entre os participantes. O responsável da Associação Juvenil, António Santos, conta que antes o torneio se realizava apenas durante a tarde, “entretanto, optámos por fazer o torneio durante o dia todo. Na vez do jantar, oferecemos o almoço aos participantes, e assim acabam por passar aqui um dia de convívio entre todos”.

São duas décadas de tradição na aldeia de Chamadouro. Desde o Porto a Leiria, cerca de 30 equipas estão inscritas para aquele que é considerado por muitos o melhor torneio de sueca da região. “Já temos inscrições do concelho vizinho, de Mortágua, de Santa Comba Dão, Vila Nova de Poiares, Condeixa, Pombal, Batalha, Águeda, Aveiro, Lousã, Leiria, Carregal do Sal, Nelas, Arganil, etc. Também temos de Tondela, e a primeira equipa que se inscreveu é da zona de Matosinhos, que ficou em primeiro lugar no último torneio e deixou logo a inscrição feita para participar neste”, conta o responsável.

A organização destaca a presença das várias localidades nas competições: “Temos o hábito de servir e receber bem as pessoas, e os participantes consideram bastante as refeições que lhes damos. São refeições tradicionais, que toda a gente gosta, bem apaladadas. É um dos pontos que traz muita gente, obviamente, além dos prémios”.

A Sueca é um jogo tradicional que, segundo a organização, “une gerações e tem sido um motor de dinamização cultural e turística da região”. O responsável conta ao Jornal do Centro que há etária mais comum, “a maioria está entre os 50 e os 60 anos,mas temos desde os 20 até os 70. Homens, mulheres, pais, filhos, esposas e maridos, um bocadinho de tudo”.

Este ano, para além dos habituais prémios que incluem “produtos típicos da gastronomia local”, a organização informa que será ainda atribuído um prémio extra de 250€ à melhor equipa da temporada. 

António Santos acrescenta que, apesar de o torneio de sueca de Penela ser considerado “o Torneio Nacional, tanto que já entrou para o livro do Guinness”, os participantes do torneio de Chamadouro consideram-no “um dos melhores e dos maiores torneios da região”.

pub
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu

Notícias relacionadas

Procurar