Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Faltam poucas horas para arrancar a Semana Académica de Viseu. São sete dias de muita animação e onde o espírito estudantil estará certamente ao rubro, sobretudo porque este é o regresso da festa dos estudantes, que já não se realizava há dois anos.
Inês Ferreira, tem 22 anos, é finalista do curso de Comunicação Social e não poderia estar mais contente. “Ter voltado agora, quando termino, é muito bom. Nunca vivenciei uma semana académica, via fotos e vídeos e ficava sempre com pena de nunca ter tido essa oportunidade. Agora, estou muito entusiasmada”, contou.
A estudante garante que “vai [ao pavilhão] todos os dias” e que as expectativas são “altas”. “O cartaz é bom e espero que corra bem”, disse.
Questionada como é estar a assinalar o final do curso, Inês Ferreira não esconde a saudade que já sente. “Ainda não saí e já estou com saudades, Viseu é uma ótima cidade para estudar”, garantiu.
Ana Magalhães, também estudante de Comunicação Social, recorda que “nunca teve uma Semana Académica” e que, por isso, “as expectativas são muitas”.
“Nunca tive esta oportunidade e sendo este o meu primeiro ano, estou à espera que sejam noites de diversão com os meus amigos, que a música seja boa e que tudo corra bem”.
Plutónio, que sobe ao palco no último dia de festa (30 de abril), é o nome que Ana mais quer ouvir, mas garante que vai comprar “pulseira para todos os dias”.
Quem também não vai querer faltar à festa dos estudantes é Inês Soares, natural do Porto e que está a frequentar o mestrado em Educação Visual e Tecnológica. É a primeira vez que vem a uma semana académica em Viseu. “As expectativas são boas, o cartaz tem bons nomes mas mesmo que não tivesse, a festa também se faz com os amigos e conhecidos”.
Federação Académica fala em “adesão acima da média”
Bruno Faria, presidente da Federação Académica de Viseu, diz que a adesão dos estudantes está “acima da média”, relativamente a anos anteriores. “As expectativas são altas e é um orgulho estarmos de volta”, assegura.
Bruno Faria espera uma semana “inesquecível para os finalistas e os caloiros” e lembra que o cartaz, apesar de não agradar a todos, “tem nomes nacionais e foi feito a pensar nos estudantes”.
O responsável lembrou ainda que esta edição vai ser sustentável, com a redução do plástico, e com uma novidade que, espera, nos próximos anos possa ser ainda maior.
“O concurso de bandas, ou de talentos, está a envolver os estudantes das nossas escolas para que possam subir ao palco e mostrar a sua qualidade. Esperemos que numa próxima edição este concurso possa ocupar um dia inteiro e que sirva de impulso ou rampa de lançamento a esses artistas”.
Bruno Faria, que confessou que “têm sido duros”, destacou o empenho de todas as “associações, núcleos de estudantes, comissões de tradições académicas e de todos os que estão a apoiar e a ajudar a tornar esta festa uma grande festa dos estudantes”.
Profjam, Plutónio, Baile Funk, Rosinha e muito mais
Profjam, Plutonio, I Love Baile Funk ou Rosinha são alguns dos nomes que sobem ao palco da Semana Académica de Viseu. A festa dos estudantes arranca já amanhã (24 abril), com a missa e bênção das pastas (14h30), na Sé de Viseu. À noite sobe ao palco do Pavilhão Multiusos o rapper português Profjam.
O segundo dia conta com a atuação das tunas Tunadão, Estudantina e Viriatuna e dos Dj Fifty e Dj The Boss. O tradicional desfile académico acontece na terça-feira, 26, dia em que a cantora de música popular portuguesa Rosinha sobe ao palco para animar o Multiusos.
Quarta-feira o palco é de João Paulo Sousa e Joel Rodrigues, com o espetáculo musical Insert Coin. Quinta-feira, dia 28, há I Love Baile Funk e djs convidados.
Sábado (30), último dia de semana académica, o hi-hop português volta a fazer-se ouvir pelas rimas de Plutónio e ainda os dj’s Overule e Kimono.