A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) recebe no próximo dia 12 de outubro o terceiro seminário “Exercício Físico e Saúde Mental” da associação Invictus. O encontro decorre das 14h00 às 17h30 no auditório da escola.
A iniciativa conta com a coorganização do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões e da Escola Superior de Educação de Viseu.
O impacto do exercício físico na saúde mental, a atividade física, saúde mental e rendimento académico e a prática regular de exercício físico na promoção da saúde mental junto da população sénior estão entre os temas que vão ser abordados no seminário.
A iniciativa está enquadrada na programação de Viseu Cidade Europeia do Desporto e no Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra anualmente a 10 de outubro.
O seminário pretende juntar profissionais de saúde, técnicos de exercício físico, treinadores, investigadores e psicólogos para se reunirem e partilharem as suas experiências, estudos e boas práticas relacionadas com as temáticas do evento.
“A saúde mental é um fator fundamental do bem-estar geral de uma pessoa, abrangendo a maneira como pensamos, sentimos e agimos no nosso quotidiano. Ela influencia a forma como gerimos o stress, os relacionamentos interpessoais e a tomada de decisões. Promover a saúde mental é crucial, pois envolve o tratamento de condições existentes, mas também a promoção de práticas de autocuidado e prevenção”, refere a organização.
“No contexto atual, onde os desafios relacionados com a saúde mental são cada vez mais evidentes, este seminário destaca o papel fundamental do exercício físico como uma estratégia eficaz para promover o bem-estar psicológico e para a adoção de hábitos saudáveis que contribuam para uma melhor qualidade de vida”, acrescenta.
As inscrições estão abertas até 9 de outubro.