Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Exposição “Roupa Branca” no Mercado Velho de Tondela

Exposição “Roupa Branca” no Mercado Velho de Tondela

Mercado Velho de Tondela acolhe a exposição “Roupa Branca”, que junta mais de uma dezena de fotografias criadas por inteligência artificial e várias peças de roupa branca penduradas em cordas

 Exposição “Roupa Branca” no Mercado Velho de Tondela - Jornal do Centro
11.03.25
fotografia: Câmara de Tondela
partilhar
 Exposição “Roupa Branca” no Mercado Velho de Tondela - Jornal do Centro
11.03.25
Fotografia: Câmara de Tondela
pub
 Exposição “Roupa Branca” no Mercado Velho de Tondela - Jornal do Centro

O Mercado Velho de Tondela acolhe desde sexta-feira (7 de março) a exposição “Roupa Branca”. A mostra, inaugurada na véspera do Dia da Mulher, junta mais de uma dezena de fotografias criadas por inteligência artificial e várias peças de roupa branca penduradas em cordas, propondo uma reflexão crítica sobre o papel da mulher no lar.

A instalação artística é composta por várias fotografias de mulheres no papel de ‘dona de casa’ e da figura de empregada, evidenciando hierarquias sociais que estruturam a rotina doméstica.

A Câmara lembra que a exposição pretende “desconstruir narrativas pré-estabelecidas e desafiar estereótipos sobre o trabalho doméstico, expondo a sua falta de reconhecimento e impacto na vida das mulheres”. O objetivo passa por fazer com que o público “reconheça a dignidade e equidade, incentivando uma nova perceção sobre o trabalho doméstico e a condição feminina”.

A exposição propõe refletir sobre as dinâmicas de poder, classe e trabalho doméstico, “destacando o papel da mulher como gestora do lar e, simultaneamente, subjugada a um ciclo invisível de trabalho”.

“Quisemos que esta exposição fosse além daquilo que é o assinalar do Dia Internacional da Mulher, uma data que celebramos desta maneira pela primeira vez. Quisemos trazer para os dias de hoje a temática da evolução da mulher ao longo dos tempos, mas acima de tudo promover uma reflexão sobre o papel da mulher nos dias de hoje, percebendo se houve ou não uma evolução”, afirmou a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, acrescentando que as escolas vão ser convidadas a participar.

A autarca anunciou ainda que esta mostra é uma de várias atividades que o executivo pretende promover na galeria do Mercado Velho com os objetivos de apostar no setor cultural e no equipamento municipal, e dinamizar o centro histórico de Tondela.

A mostra vai estar patente até 30 de março, podendo ser visitada entre domingo e sexta-feira das 14h00 às 17h00 e aos sábados das 10h00 às 12h30.

pub
 Exposição “Roupa Branca” no Mercado Velho de Tondela - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Exposição “Roupa Branca” no Mercado Velho de Tondela - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar