corrida montanha castro daire
mega presépio tarouca
confraria
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
confraria
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
Home » Notícias » Diário » Fase com mais meios de combate a incêndios arranca hoje. Viseu com mais de 600 operacionais

Fase com mais meios de combate a incêndios arranca hoje. Viseu com mais de 600 operacionais

pub
 Futebol de praia: Casa do Benfica de Viseu quer garantir manutenção na reta final do campeonato
01.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Futebol de praia: Casa do Benfica de Viseu quer garantir manutenção na reta final do campeonato
01.07.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Fase com mais meios de combate a incêndios arranca hoje. Viseu com mais de 600 operacionais

Arranca esta segunda-feira a fase Delta, a época com mais meios de combate aos incêndios. Na região Viseu Dão Lafões, o dispositivo vai contar este ano com Mais operacionais e mais meios aéreos no combate a incêndios florestais na região Viseu Dão Lafões.

Na fase Delta, que decorre até 30 de setembro, o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) para Viseu Dão Lafões terá um total de 659 operacionais. O número inclui as 38 equipas de intervenção permanente da região, com 195 bombeiros.

Além disso, o território também vai contar com seis meios aéreos em permanência “nos períodos de maior pico”, revelou em maio o comandante sub-regional Miguel Ângelo David, aquando da apresentação do dispositivo.

A sub-região tem duas bases que operam todo o ano, nomeadamente a de Santa Comba Dão, com um helicóptero, e a de Viseu, com um helicóptero e dois aviões anfíbios.

“Além disso, Viseu é uma das bases a nível nacional que tem também o avião de avaliação e reconhecimento que consegue fazer a transmissão de imagens em ‘streaming’ ao apoio na coordenação aérea”, recordou Miguel Ângelo.

Em 2023, segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o distrito de Viseu teve 530 incêndios rurais que consumiram uma área total de 2.195 hectares. Houve menos ocorrências relativamente a 2022, mas mais área ardida.

No ano passado, Castro Daire foi o concelho da região com o maior número de fogos rurais (85) e Nelas o que teve mais área ardida (1051 hectares).

Em termos nacionais, o dispositivo de combate a incêndios rurais é hoje reforçado para entrar na sua capacidade máxima, passando a estar em prontidão 14.155 operacionais, 3.162 equipas e 3.174 viaturas com os meios aéreos a poderem chegar aos 72.

Estes números podem aumentar em caso de necessidade, uma vez que o DECIR deste ano prevê a mobilização de meios adicionais para responder a situações mais graves.

Nesta situação, o número de elementos em combate pode ultrapassar os 20.000, um reforço que é feito sobretudo com os bombeiros voluntários.

pub
 Futebol de praia: Casa do Benfica de Viseu quer garantir manutenção na reta final do campeonato

Outras notícias

pub
 Futebol de praia: Casa do Benfica de Viseu quer garantir manutenção na reta final do campeonato

Notícias relacionadas

Procurar