rancho à moda de viseu
urgências hospital de viseu 06 2025 1
resende
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Moimenta da Beira » Feira do Livro de Moimenta da Beira com “grande afluência”

Feira do Livro de Moimenta da Beira com “grande afluência”

Quarta edição da “Interior no Livro” com “centenas de obras” e iniciativas culturais para todos os gostos

 Feira do Livro de Moimenta da Beira com “grande afluência”
09.04.25
fotografia: Município de Moimenta da Beira
partilhar
 Feira do Livro de Moimenta da Beira com “grande afluência”
09.04.25
Fotografia: Município de Moimenta da Beira
pub
 Feira do Livro de Moimenta da Beira com “grande afluência”

A quarta edição da Feira do Livro de Moimenta da Beira, sob o mote “Interior no Livro”, decorreu entre os dias 3 e 6 de abril, no Terreiro das Freiras, no centro da vila. De acordo com a autarquia, o evento registou “grande afluência” de público ao longo dos quatro dias.

Em comunicado de imprensa da autarquia, lê-se que “o evento literário voltou a conquistar uma grande afluência de pessoas”, e a vereadora da Cultura, Mónica Gertrudes, faz “um balanço muito positivo” que, segundo a mesma, “prova que a cultura mantém-se ainda mais viva na comunidade”.

Durante o certame estiveram disponíveis “centenas de obras de vários géneros literários, para diferentes gostos, interesses e faixas etárias, mas também diversas iniciativas culturais”.

A programação teve início com a cerimónia oficial de abertura, presidida pela vereadora da Cultura, e contou com duas sessões da peça de teatro infantil, A Menina dos Fósforos, com direção artística de Romana Gomes, dirigida a crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo.

No segundo dia, o destaque foi para a presença do escritor Afonso Reis Cabral, que conversou com alunos do ensino secundário e profissional sobre o seu percurso. Durante a tarde, Áurea apresentou o projeto “Planeta Slow” a cerca de 300 alunos dos 2.º e 3.º ciclos, uma iniciativa da cantora em parceria com a Betweien, centrada na promoção de comportamentos responsáveis e sustentáveis.

O dia de sábado teve uma programação dedicada a autores locais. A escritora Cláudia Martinho, natural de Aldeia de Nacomba, apresentou A Floresta de Bach, uma obra infantil ilustrada pela sua filha. Seguiu-se a apresentação da Carta Arqueológica de Moimenta da Beira por José Carlos de Jesus Santos, que retrata o património arqueológico do concelho.

Ainda durante o terceiro dia, foi inaugurado o “Espaço Eduardo Salgueiro/Editorial Inquérito” na Biblioteca Municipal, com espólio doado por Rui Bondoso. A programação incluiu também atuações da Artuna (Tuna da Artenave Atelier) e da Orquestra CemNotas.

O dia terminou com a presença de Rodrigo Guedes de Carvalho, que “lotou a tenda literária” e falou sobre a sua carreira no jornalismo e a ligação à literatura.

No domingo, último dia do evento, foi apresentado o espetáculo A Viagem de Camões, pela Associação “Era Uma Voz”, que abordou episódios da vida do poeta. A tarde contou com encontros com os escritores José Rodrigues e Eduardo Madeira, e uma atuação musical da Academia da Quinta do Ribeiro.

pub
 Feira do Livro de Moimenta da Beira com “grande afluência”

Outras notícias

pub
 Feira do Livro de Moimenta da Beira com “grande afluência”

Notícias relacionadas

Procurar