bombeiros voluntários de viseu cidade
Futebol União de Leiria vs Tondela
chamito académico de viseu
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Concelho » Mangualde » Festa, música e tradição no Carnaval de Quintela de Azurara

Festa, música e tradição no Carnaval de Quintela de Azurara

Evento decorre de 2 a 4 de março com bailes, música e jogos tradicionais em Mangualde

Carolina Vicente
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
19.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
19.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Festa, música e tradição no Carnaval de Quintela de Azurara

A aldeia de Quintela de Azurara, em Mangualde, prepara-se para receber o Carnaval entre os dias 2 e 4 de março, com um programa que inclui animação de rua, bailes, concertinas, tradições antigas e gastronomia típica.

As celebrações começam no domingo dia 2, com a Feirinha de Entrudo às 14h00. Meia hora depois, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mangualde marca o ritmo, seguida, às 15h30, pela atuação da Alcatuna. À noite, às 21h30, realiza-se o Baile de Máscaras com a banda Uskadkasa.

Na segunda-feira, dia 3, a população reúne-se às 19h00 em torno de uma fogueira. Segue-se, às 19h30, um passeio noturno de BTT. A partir das 21h30, há animação de rua com o Grupo de Concertinas de Mangualde, a Escola de Música “A Pauta” de Vila Nova de Oliveirinha e o Grupo de Concertinas do Dão. Às 22h30, são servidas as tradicionais papas de milho e, às 23h45, sobe ao palco o grupo Bafo de Bode.

Na terça-feira de Carnaval, dia 4, as festividades começam cedo, às 5h00, com o “Cantar a Madrugada” e café preparado em panela de ferro. Durante a tarde, a Feirinha de Entrudo reabre às 14h00 e, quinze minutos depois, há animação de rua com grupos de bombos, bandas e teatro de rua. Às 17h15, realiza-se a Sacada, um jogo que se mantém há mais de dois séculos, no qual jovens mascarados desafiam os homens mais velhos. À noite, às 21h30, há teatro de palhaços, seguido de um espetáculo de fogo às 22h30. A procissão e leitura do testamento acontecem às 23h30, encerrando com o Enterro do Entrudo à meia-noite.

Antes do Carnaval, outras tradições já estão em curso. Esta quarta-feira, 19 de fevereiro, têm início os “Casamentos”, um momento em que os compadres anunciam os noivos fictícios da aldeia, com respostas afiadas das comadres no dia 26 de fevereiro. No dia 23, há o jogo da Panela de Barro às 15h00 e, uma hora depois, a Roda de Entrudo com danças populares.

O Carnaval de Quintela de Azurara mantém vivas as práticas ancestrais que envolvem a população e visitantes em dias de convívio.

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Outras notícias

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Notícias relacionadas

Procurar