Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Os restaurantes de concelhos como Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo acolhem, este fim de semana, o Festival do Borrego Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida).
O evento gastronómico, que começou esta sexta-feira (13 de maio) e termina no domingo (dia 15), vai passar também por Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia, Oliveira do Hospital e Manteigas, juntando cerca de 30 restaurantes e hotéis da zona.
A iniciativa é organizada pela Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela. O presidente da organização de produtores, Joaquim Lê de Matos, explica que o evento, que vai na segunda edição, cresceu no número de espaços aderentes.
“Para nós, é com grande satisfação que vamos dar aqui um impulso qualitativo e quantitativo. Na parte quantitativa, na primeira edição, tivemos apenas 12 restaurantes e hotéis aderentes e correu muito bem. O impacto foi bastante positivo nos números de borregos, operadores certificados e visitantes e nós queremos aumentar o número de restaurantes”, diz.
Joaquim Lê de Matos salienta ainda os planos que a Estrelacoop tem para o Borrego Serra da Estrela DOP, salientando que a cooperativa quer “associar o borrego à região da Serra da Estrela, tal como associamos a Mealhada ao leitão”.
“Este é um trabalho que se tem de começar a fazer, uma vez que iniciámos a primeira edição no ano passado e esta é a segunda. Nós temos de dar a conhecer às pessoas porque tem havido alguma confusão, algumas pessoas acham que estão a comer cabrito e não sabem que estão a comer borrego. Nós temos factos que comprovam isto”, explicita.
Joaquim Lê de Matos refere que, com a promoção do borrego, o objetivo é o de “valorizar este produto de excelência”. “E o é pelo sabor, pelo paladar e pela gordura e são os próprios chefs de cozinha que o dizem”, acrescenta.