A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A freguesia de Pinheiros, no concelho de Tabuaço, recebe este fim de semana (13 e 14 de julho) a Feira Quinhentista, que acontece todos os anos no segundo fim de semana do mês de julho.
A iniciativa organizada pela Junta de Freguesia local teve início em 2014 e tem atraído curiosos à localidade nos últimos anos. Além da música e animação de rua, há também gastronomia e artesanato a não perder.
Este sábado, a feira será aberta às 18h30. A abertura será marcada pela chegada dos mercadores e pelo brinde às cortes de Pinheiros, além de animação de rua e dos manjares e repasto do Reino. A partir das 22h00, há teatro, danças, circo de rua e espetáculo de fogo.
No domingo, o mercado reabre às 11h00 com uma arruada musical, malabaristas e danças medievais. Ao meio-dia, a Igreja Matriz do Burgo recebe a cerimónia religiosa. Às 13h00, começa o almoço convívio oferecido pelas cortes de Pinheiros.
A partir das 14h00, há animação de rua com bobos de corte, malabaristas e outros trapalhões. Às 18h00, começa o cortejo quinhentista e a feira encerra às 22h00.
O cortejo histórico inclui as mais emblemáticas figuras da história de Pinheiros, que recebeu o Foral Manuelino no dia 13 de julho de 1514.