A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
Foi num clima de festa que Viseu deu início à caminhada enquanto Cidade Europeia do Desporto 2024. Numa gala onde não faltaram os muitos talentos desportivos do concelho, deu-se o pontapé de saída para aquilo que promete ser um ano de muita atividade física.
A cerimónia aconteceu este sábado (20 de janeiro), no Pavilhão Multiusos, e contou com a presença de cerca de mil participantes que fizeram demonstrações das várias modalidades praticadas em Viseu, um desfile dos vários clubes e associações desportivas, além de momentos musicais e muito mais.
A gala foi apresentada pela jornalista Ana Sofia Matos, que integra a lista dos 18 embaixadores da cidade, e que é ainda composta pelos futebolistas João Félix, António Silva e Maria Alagoa, a jogadora de voleibol Bárbara Gomes e o selecionador de futebol feminino, Francisco Nato. A jogadora de hóquei em patins, Beatriz Figueiredo, o piloto Hugo Lopes, o atleta Mário Trindade, a nadadora Joana Cardeal, a atleta Rita Figueiredo e os ciclistas Tiago Ferreira e Tiago Ladeira.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu encerrou a cerimónia e começou por deixar uma palavra a todos os clubes, associações e aos embaixadores.
“Esta rede de clubes e associações são a garantia plena de que iremos ter um ótimo ano de 2024, seremos uma ótima Cidade Europeia do Desporto”, afirmou o autarca, não esquecendo tos dos viseenses.
“Os viseenses que são a razão e os principais responsáveis por termos chegado até aqui. Preparámos um conjunto de eventos que nos iremos orgulhar todos. Tenho a certeza que com os viseenses, e rede de clubes e associações, a cidade europeia vai ser uma realidade que nos vai orgulhar. Quando fizermos a colheita desta sementeira, vamos todos achar que valeu a pena, que a sociedade ficou melhor, mais justa e mais disponível para ajudar o próximo. Estes serão alguns dos objetivos de uma cidade europeia do desporto”, disse.
Já o vereador do desporto no município, Pedro Ribeiro, lançou o desafio para que todos ajudem Viseu a mexer.
“[Vai ser] Um ano de muita responsabilidade, mas será com muito agrado que vamos desenvolver as mais de 500 atividades que temos programadas, nas 40 modalidades praticadas no concelho”, começou por dizer.
Pedro Ribeiro frisou ainda que este evento será sentido em todo o concelho, “com atividades não só no centro da cidade, mas em todas as freguesias”, lembrando ainda que o desporto é “para todos” e que deve “incutir o valor de fairplay”, de forma a “contribuirmos através do desporto para a nossa saúde individual e para a saúde da comunidade”.
Já o presidente da Câmara de Viana do Castelo, autarquia que foi cidade europeia do desporto em 2023, afirmou que esta página “vai enriquecer a já rica história de Viseu”.
“O desporto é, talvez, dos elementos mais agregadores da humanidade. Permite concretizar hábitos saudáveis, competição, mas, essencialmente, é um elemento agregador e símbolo de paz. A experiência de Viana foi fantástica, foi um ano muito preenchido, com muitas iniciativas, que nos proporcionou experiências únicas. Não tenho dúvidas que o desporto em Viana do Castelo, que sempre foi um evento de grande paixão, a partir de 2023 é vivido com mais intensidade”, disse.
Luís Nobre deixou ainda um desafio a Viseu para que “vivam com intensidade cada evento e que seja um elemento agregador”.
O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, destacou a gala como o “primeiro momento inspirador para que Viseu viva um ano extraordinário dedicado ao desporto”. “É uma atividade agregadora, simboliza a paz, a esperança”, sublinhou.
Na cerimónia esteve também o presidente da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europe) que afirmou que “Viseu demonstrou que é uma cidade do desporto”.