escola da avenida
Group of riders on horses in formal attire (top hats, yellow vests) marching down a street while a crowd watches from both sides and a red flag leads the parade.
Five adults stand side by side in a wood-paneled room with three flags behind them, smiling at the camera.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » Há menos idosos no distrito de Viseu a receber o Complemento Solidário

Há menos idosos no distrito de Viseu a receber o Complemento Solidário

pub
 Residência Rainha Dona Leonor investe na melhoria das instalações
11.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Residência Rainha Dona Leonor investe na melhoria das instalações
11.07.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Há menos idosos no distrito de Viseu a receber o Complemento Solidário

No espaço de um ano, o número de beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) na região de Viseu diminuiu 13,2 por cento.

Em maio, beneficiavam do CSI 8.229 idosos, incluindo 2.436 homens e 5.793 mulheres. Há um ano, em maio de 2023, o subsídio era entregue a 9.481 seniores. Os dados foram divulgados pela Segurança Social.

Na região, o número de pensionistas que recebem o subsídio tem vindo a diminuir no último ano. O número mais baixo foi registado em junho de 2023 (7.992 beneficiários). Desde então, os registos foram aumentando até janeiro deste ano (8.382 beneficiários).

Já em fevereiro e março, os dados voltaram a descer, seguindo-se uma nova subida em abril (8.439 beneficiários) e outra quebra em maio.

Governo aumenta valor de referência, mas novos beneficiários são menos do que o previsto
Recentemente, o Governo aumentou em 50 euros o valor de referência do complemento solidário para os 600 euros mensais.

O teto máximo passou a ser de 7.208 euros anuais para pensionistas individuais e de 12.614 euros para casais, sendo que os pensionistas recebem todos os meses a diferença entre os recursos atuais e o valor de referência.

Além disso, os rendimentos dos filhos deixaram de contar para o cálculo da prestação, sendo apenas contabilizados os recursos do reformado, se for solteiro, divorciado ou viúvo, ou do casal.

De acordo com o Jornal de Notícias, que cita a tutela, mais 14 mil idosos com reformas baixas foram apoiados com o CSI nos últimos dois meses (maio e junho). O número está abaixo das previsões do Governo que apontavam para um universo de 24 mil novos beneficiários.

Além de ser necessário ter recursos inferiores ao teto máximo estabelecido, o Complemento Solidário para Idosos só é elegível para pessoas com mais de 66 anos e quatro meses de idade e que residam em Portugal há, pelo menos, seis anos seguidos.

Só os reformados que não tiverem direito a Pensão Social de Velhice podem requerer o CSI. Ainda assim, o apoio é acumulável com a pensão de velhice ou de sobrevivência e com a pensão de invalidez do regime geral, desde que os pensionistas não sejam titulares da prestação social para a inclusão.

Os beneficiários do CSI têm acesso gratuito na farmácia aos medicamentos comparticipados e prescritos pelo médico, além de uma comparticipação de 75 por cento na compra de óculos, lentes e próteses dentárias removíveis.

pub
 Residência Rainha Dona Leonor investe na melhoria das instalações

Outras notícias

pub
  • Two hands hold a purple promotional card in front of a split red/yellow background showing a 15% discount offer for Clube Auchan (June 25–28) on purchases over €30.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Residência Rainha Dona Leonor investe na melhoria das instalações

Notícias relacionadas

Procurar