A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
José Carreira
Mais de uma dezena de habitações sociais no concelho de Moimenta da Beira vão sofrer obras de reabilitação e melhoramento. A empreitada, que terá um valor global de mais de 600 mil euros, acontece em Leomil, Peva e Soutosa.
Segundo a autarquia, em Leomil os trabalhos já decorrem em seis habitações, num investimento superior a 300 mil euros (304.844,28 euros). Em Peva e Soutosa as intervenções arrancam em breve em quatro casas em Soutosa (219.594,16 euros) e duas em Peva (114.610,28 euros).
Os três investimentos ascendem a 639.048,72 euros e integram-se na Estratégia Local de Habitação do Município (ELH). “Um instrumento que define o plano de intervenções em matéria de política de habitação social, onde também serão incluídos os projetos de reabilitação do Bairro da Formiga e de outros locais, que já estão em curso”, refere a autarquia em comunicado.
“Trata-se de um desafio muito grande. Mas é muito importante podermos reabilitar estes imóveis dando um sinal claro da aposta também na habitação social”, disse o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo.
O município acrescenta ainda que, a ELH “encontra-se alinhada com os objetivos e as soluções desenhadas ao abrigo do 1º Direito constituindo-se, assim, como um instrumento programático”. O objetivo, refere, é “a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada”.